“O mundo está farto de palhaços”! Foi com estas palavras que o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Araghchi, reagiu nas redes sociais às recentes declarações de Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia.
Falando no Fórum Económico Mundial, em Davos, o líder ucraniano criticou duramente a resposta do regime iraniano aos protestos que assolaram o país e sugeriu que o mundo deveria ter apoiado mais os manifestantes. Estes comentários não caíram nada bem em Teerão, pois o regime dos clérigos considera que os mesmos constituem um incentivo à agressão militar dos EUA, um dos seus “inimigos mortais”, ao país.
Os comentários de Zelensky e a reacção de Araghchi evidenciam, por um lado, o nível de tensão que actualmente caracteriza a relação entre os dois Estados e, por outro, a disposição do presidente ucraniano colar-se a Donald Trump para manter o apoio de Washington no seu esforço de conter a Rússia. No estudo de relações internacionais, esta última dimensão pode ser enquadrada na estratégia realista de bandwagoning. Leia mais…

