Início » Magufuli promete investir em infra-estruturas

Magufuli promete investir em infra-estruturas

Por admin

… e pede ao público para proteger os albinos e denunciar os que perseguem e assassinam aqueles

O candidato presidencial do Chama Cha Mapinduzi (CCM) ̕às eleições de Outubro, na Tanzânia, Dr. John Magufuli prometeu avultados investimentos em infraestruturas portuárias, ferroviárias e rodoviárias em Mtwara e Lindi para transformar aquelas  regiões em polos de desenvolvimento económico, de modo a servir os países vizinhos, como Moçambique, Zâmbia e Malawi.

Magufuli falava num comício eleitoral em Mtwara onde observou que devido à descoberta do gás natural, aquelas regiões têm um enorme potencial de se tornarem os principais motores da economia do país.

O candidato do partido actualmente no poder prometeu que se for eleito vai transformar o Porto de Mtwara muito próximo da fronteira com Moçambique numa infraestrutura de classe mundial para servir os países vizinhos. Diferentemente de Moçambique, Malawi e Zâmbia não tem acesso directo ao litoral. “Eu gostaria de ver o porto de Mtwara ao nível dos portos de Dar-es-Salaam e de Tanga", disse Magufuli.

Acrescentou que a ligação rodoviária Mtwara-Tandahimba, a resselagem de duzentos quilómetros da estrada Mtwara-Masasi e a construção da linha férrea ligando Mtwara-Songea e Mbamba Bay vão começar logo que assumir a liderança do país.

O aspirante à Presidência da Tanzânia prometeu também lutar sem tréguas contra funcionários corruptos e preguiçosos. "Estou no governo há 20 anos e sei que existem alguns poucos funcionários corruptos que mancham a nossa imagem, mas não terei nenhuma misericórdia com eles", alertou o candidato presidencial do CCM.

Prometeu utilizar o seu conhecimento sobre o processamento da castanha de caju para aumentar a produção desta cultura de rendimento e melhorar o bem-estar dos camponeses.

Eu fiz uma pesquisa sobre castanha de caju e suas propriedades químicas para o meu Doutoramento. Portanto, eu me considero suficientemente competente  para falar sobre a cultura”, observou John Magufuli, durante a campanha eleitoral em curso na Tanzânia.

Ele reiterou que a descoberta de gás natural nas regiões de Lilndi e Mtwara deve contribuir para melhorar a vida das pessoas e modernizar as duas regiões que por muito tempo estiveram votadas à pobreza.

Num outro desenvolvimento, o candidato presidencial do CMM Doutor Magufuli pediu ao público para proteger as pessoas com albinismo e denunciar aqueles que perseguem e assassinam os albinos.

O massacre de albinos na Tanzânia alimenta um comércio macabro condenado por várias organizações nacionais e internacionais.Os albinos são perseguidos para serem mortos para magia e feitiçaria.

Desde 2000, mais de setenta albinos foram mutilados e assassinados no país devido a crença de que tem poderes mágicos.

TANZANIANOS VOTAM

A 25 DE OUTUBRO DESTE ANO

Os tanzanianos vão às urnas no próximodia 25 de Outubro para eleição do presidente da República, dos deputados a Assembleia da República e dos órgãos locais.

A União Europeia já anunciou que vai enviar cento e cinquenta observadores para monitorar as eleições.

Esta semana, as forças de defesa e segurança da Tanzânia foram despedir-se do seu Comandante-em-Chefe,  o Presidente Jakaya Kikwete que está prestes a terminar o seu segundo e último mandato.

Apesar de uma campanha eleitoral bastante renhida, os analistas acreditam que o CCM vai ganhar as presidenciais, podendo o mesmo cenário registar-se nas legislativas, mas sem a maioria absoluta.

O ex-primeiro- ministro  Edward Lowassa  que abandonou o CCM para se juntar à oposição tem sido uma das principais dores de cabeça para o partido no poder pelo facto de ser um individuo com muito dinheiro, mas os seus militantes e membros do CMM acreditam que a vitória está segura.

Edward Lowassa foi escolhido como candidato da oposição para as presidenciais.

O ex-primeiro-ministro abandonou oficialmente o Chama Cha Mapinduzi (CCM), o partido governamental e juntou-se à Chama Cha Demokrasia na Maendeleo (Chadema), para continuar a alimentar o seu sonho de concorrer à presidência, prometendo combater a pobreza se ele for eleito presidente. Ele diz que o CCM perdeu credibilidade para continuar a governar o país.

Lowassa deixou o partido que ele serviu durante décadas  para se juntar à coligação da oposição numa tentativa para derrotar o partido no poder nas eleições gerais de Outubro próximo.

Falando numa conferência de imprensa em Dar-es-Salaam, o Secretário Regional do Chama Cha Mapinduzi, Juma Simba 'Kaddafi', comentou  que a deserção do Lowassa para Chadema não teria nenhuma consequência na vitória esmagadora do CCM nas próximas eleições gerais em todos os níveis desde locais, parlamentares e presidenciais.

"Temos certeza da vitória esmagadora, porque nós implementamos nosso manifesto eleitoral como tínhamos prometido aos tanzanianos", disse ele aos repórteres.

Simba afirmou que não tinha nada a temer com a deserção de Lowassa uma vez que no passado vários líderes já deixaram o partido, mas este não se deixou abalar.

 "Líderes como o Doutor Wilbrod Slaa e Augustine Mrema deixaram o CCM, mas o partido continua forte. No CCM, o partido está em primeiro lugar e em  segundo os membros individuais e Lowassa deixou o partido como um indivíduo " afirmou.

Avelino Mucavele,em Blantyre, Malawi

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana