Início » Banco Mundial impulsiona Corredor do Lobito

Banco Mundial impulsiona Corredor do Lobito

Por Jornal domingo

O Banco Mundial e o Governo de Angola lançaram, na semana passada, um novo mecanismo de coordenação regional para acelerar a implementação de projectos estruturantes no Corredor do Lobito. Transporte ferroviário, logística integrada, comércio e modernização de infra-estruuras são algumas das áreas abordadas no âmbito do novo mecanismo de coordenação.

A reunião inaugural de coordenação assentou sobre um novo e robusto mecanismo concebido para acelerar o desenvolvimento daquele corredor considerado estratégico, que liga o interior do continente africano aos mercados globais. A iniciativa envolve altas entidades governamentais de Angola, República Democrática do Congo (RD Congo) e a Zâmbia, bem como responsáveis de organizações multilaterias e bilaterais, instituições financeiras e parceiros internacionais de desenvolvimento.

Segundo destaca uma nota do Ministério do Planeamento de Angola, o novo mecanismo vai criar uma estrutura de trabalho mais robusta, regular e articulada, com a finalidade de acelerar o desenvolvimento de projectos estruturantes em áreas vitais, como transporte ferroviário e logística integrada, a facilitação do comércio e modernização de infra-estruturas. Integra ainda as energias renováveis, desenvolvimento de cadeias de valor agrícolas e minerais, promoção do desenvolvimento económico e social ao longo do corredor.

As discussões incluem ainda prioridades regionais como a expansão do acesso à energia, no quadro da iniciativa “Mission 300”, o reforço das cadeias de valor da agricultura e do agro- -negócio, através da “AgriConnect” e o aumento do acesso e da conectividade digital, segundo refere o Banco Mundial.

O Corredor do Lobito é uma infra-estrutura ferroviária que parte do Porto do Lobito, em Angola, atravessando o país ao longo de 1300 quilómetros, até à fronteira com a RD Congo, onde se conecta com a rede ferroviária das regiões minerais congolesas, estando prevista a sua expansão até à Zâmbia.

De assinalar que, em Janeiro, a carteira do Banco Mundial em Angola ascendia a cerca de 4,9 mil milhões de Dólares, incluindo 4,78 mil milhões de Dólares distribuídos por 18 projectos nacionais, além de 150 milhões de Dólares comprometidos com uma operação regional.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana