Início » UEM atribui Honoris Causa a Aquino de Bragança e Ruth Firist

UEM atribui Honoris Causa a Aquino de Bragança e Ruth Firist

Por admin

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) atribui, postumamente, esta quarta-feira, em Maputo, os títulos de doutores honoris causa, a Aquino de Bragança e a Ruth First, ambos ex-docentes

e pesquisadores do Centro dos Estudos Africanos (CEA) daquela instituição de ensino superior – soube o domingode fonte da universidade.

Dados históricos a que tivemos acesso referem que Tomás Aquino Messias de Bragança, seu nome completo, de origem goesa, começou a ter ligações com Moçambique a partir dos encontros que mantinha com Marcelino dos Santos em plena Luta de Libertação Nacional. Em 1975, optou por escolher Moçambique como sua pátria. Tornou-se o primeiro director do Centro dos Estudos Africanos (CEA) que na altura se transformou num dos mais prestigiados da África Austral e com reconhecimento internacional de excelência. Morreu a 19 de Outubro de 1986, em Mbuzini, território sul-africano, no mesmo acidente de aviação que vitimou o Presidente Samora.Por sua vez, Heloise Ruth First, conhecida por Ruth First, nasceu em Joannesburgo a 14 de Maio de 1925. Foi pesquisadora da Universidade de Manhester, Dar-es-Salaam.

 

Ruth First, a convite de Aquino de Bragança, primeiro director do Centro dos Estudos Africanos (CEA), veio viver em Maputo, ingressando na Universidade Eduardo Mondlane, onde ocupou o cargo de directora para a pesquisa do CEA. Ela morru a 17 de Agosto de 1982, quando uma carta bomba enviada pela contra inteligência do regime sul-africano explodiu nas suas mãos. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana