Início » Showmícios no fecho da caça ao voto

Showmícios no fecho da caça ao voto

Por admin

Termina hoje a campanha eleitoral rumo às eleições da próxima quarta-feira, 15 de Outubro. Na província de Sofala, concretamente na cidade da Beira os três principais partidos políticos, Frelimo, Renamo e MDM, decidiram fechar o ciclo de caça ao voto com desfiles e showmicios.

Foram 42 dias a tentar convencer o eleitorado através dos manifestos eleitorais e propostas de governação. Agora seguem-se dois dias de reflexão para análise e melhor decisão sobre quem irá comandar os destinos dos moçambicanos nos próximos cinco anos. A Frelimo fecha a caça ao voto na EPC de Matacuane num evento a ser dirigido pelo chefe da brigada central, Alberto Chipande.O partido Renamo vai marchar pelas artérias da urbe e desaguar no populoso bairro da Munhava Central.

O MDM contará com a presença do seu candidato, Daviz Simango, no fecho da campanha no campo de Chimbussura, na Manga.  

VOTO CONSCIENTE, VOTA NYUSI

Joaquim Chissano que goza de enorme simpatia no seio da população de Sofala, disse na sua estada na cidade da Beira,  que Filipe Nyusi, tal como ele nasceu no seio do povo e permaneceu enraizado nele, merece o carinho dos sofalenses.

O presidente honorário do partido Frelimo, Joaquim Chissano, apelou à população da província de Sofala para afluir em massa às mesas de assembleia de voto para exercerem o seu direito cívico, mas que o façam em consciência votando em Filipe Nyusi, candidato do partido no poder.

Joaquim Chissano fez estes pronunciamentos no distrito de Nhamatanda e replicou-os em Buzi. Explicou ao eleitorado que uma das razões que levaram o Comité Central do partido a eleger Nyusi como candidato foi o facto de ele ter nascido e permanecido no seio do povo.

Este facto, segundo a fonte, é uma indicação que o candidato saberá introduzir mudanças em benefício do povo, porque tem a experiência de vida junto dos moçambicanos.

“Filipe Nyusi se juntou à Frelimo muito novo. Lá cresceu e ouviu a mensagem da unidade nacional a qual compreendeu profundamente”,disse Chissano.   

O presidente honorário acrescentou que é por esse motivo que o aspirante à

 Ponta Vermelha afirma que quando for eleito irá consolidar a unidade nacional. Para fundamentar o quanto Nyusi está comprometido com a unidade nacional deu exemplo do facto de ele ter nascido numa província outrora pobre, mas que hoje é das mais requisitadas ao nível mundial. Porém, nem por isso ele fala em dividir o país, porque tem uma visão de inclusão.

A fonte acrescentou que o candidato da Frelimo pretende reforçar a capacidade do Estado em responder com eficácia aos desejos do povo moçambicano, promovendo o desenvolvimento económico e sustentável para combater à pobreza.

Sublinhou que o candidato vai prosseguir com o programa dos “7 milhões” que tem servido para impulsionar a vida da população através da criação de postos de emprego e consequentemente melhoria da qualidade de vida.

“Ele vai investir no desenvolvimento do capital humano, apostando na formação técnico profissional para garantir o saber fazer num ambiente de paz e tranquilidade,defendeu Chissano.

Concluiu afirmando que Filipe Nyusi estará sempre com o povo para que seja este a ensinar-lhe e corrigir aquilo que estiver errado, porque sabe que o poder pertence ao povo.

DHLAKAMA PEDE VOTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

O candidato da Renamo, Afonso Dhlakama, pediu quarta-feira última, na cidade da Beira o voto dos funcionários públicos, apelando para que estes não tenham receio da sua vitória, porque o seu Governo vai fazer valer a competência técnica em detrimento das cores partidárias.

Dhlakama assegurou aos directores provinciais, distritais e todos funcionários da função pública que ele irá manter a todos que demonstrarem competência técnica e capacidade para executarem um trabalho digno.

“Conto com todos vocês desde que estejam preparados para seguir as linhas de governação da Renamo e servir ao povo moçambicano”, persuadiuo candidato da perdiz.    Dhlakama falava num comício primeiramentemarcado para o campo da Munhava, depois transferido para o largo dos Caminhos de Ferro de Moçambique, no bairro de Maquinino, cidade da Beira, devido à baixa capacidade do primeiro recinto. Ele iniciou a sua intervenção afirmando que o filho querido dos beirenses já tinha chegado. “Eu não morri nem estava gravemente doente em Santudgira, como se disse num passado recente”, referiu.

DAVIZ SIMANGO ENCERRA NA MANGA

O candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) encerra a sua maratona de caça ao voto no campo de Chimbussura no bairro da Manga arredores da cidade da Beira.

Daviz Simango vai realizar uma passeata pela cidade da Beira e arredores indo terminar no bairro da Manga onde terá lugar o último showmicio desta caça ao voto iniciada no último dia do mes de Agosto. 

Simango está na província de Sofala pela segunda vez nesta campanha depois ter estado cá em meados de Setembro último.

A porta de entrada foi o distrito de Nhamatanda onde percorreu as artérias daquela urbe recentemente elevada à categoria de município.

Ontem, o candidato esteve no distrito e município do Dondo a 30 quilómetros da cidade da Beira.

Jaime Cumbana, na Beira

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana