Início » Município requalifica margens da estrada circular

Município requalifica margens da estrada circular

Por admin

O Conselho Municipal da Matola está a requalificar parcelas situadas ao longo da Secção V da Estrada Circular Maputo – Matola, desde a zona do Tchumene até Zimpeto, num percurso de 16 quilómetros.

A acção visa criar um novo pólo urbanístico, com infra-estruturas industriais e comerciais, redes de transporte e comunicações, energia, saneamento e equipamentos sociais.

Para o efeito, decorrem naquelas áreas encontros de sensibilização e comunicação do projecto às comunidades abrangidas, com incidência para aquelas que nos últimos anos usaram algumas parcelas para actividade agrícola.

A edilidade da Matola prevê que as futuras unidades industriais e comerciais contribuam para a robustez financeira do município através da cobrança de taxas e impostos.

A informação foi prestada semana finda ao Governador da província do Maputo, Raimundo Diomba, no decorrer da visita de trabalho que efectuou ao Município da Matola durante três dias.

Está previsto que as entradas às futuras unidades económicas sejam através de ruas secundárias perpendiculares à estrada circular, não propriamente a partir da via principal, para evitar congestionamentos e acidentes.

De resto, a construção da estrada circular Maputo – Matola é um dos motivos que ditou a revisão do Plano de Estrutura Urbana da Matola, aprovado há sensivelmente cinco anos pela Assembleia Municipal.

No quadro da implementação daquele grande projecto rodoviário, a edilidade da Matola prevê novos pólos de desenvolvimento industriais, comerciais e habitacionais.

Para além disso, áreas definidas inicialmente para a actividade agrícola estão a ser reorientadas para outros fins, privilegiando-se a cintura do rio Mulaúze para a prática da agricultura.

Tal como explicou o edil da Matola, Calisto Cossa, o projecto tem parceiros assegurados e enquadra-se no desafio da edilidade de construir uma Matola diferente, que não se esgote apenas em habitações que conferiram àquela urbe o estatuto de “cidade dormitório”.

É um projecto com condições para ser executado com sucesso. Nesta acção estamos em coordenação com a empresa MaputoSul – observou aquele dirigente municipal.

O Governador Raimundo Diomba manifestou-se preocupado com a reserva de espaços verdes e também para infra-estruturas desportivas. A respeito, Cossa tranquilizou o dirigente máximo de Maputo nos seguintes termos:

– Essa é também nossa preocupação, por isso, prevemos várias reservas para fins desportivos e ambientais. Estamos a construir uma Matola moderna e não podemos descurar desses pormenores,indicou Calisto Cossa.

O edil revelou que no bairro Mucatine, por exemplo, será implementado nos próximos tempos um projecto designado “Mucatine dreams”, o qual prevê a construção duma cidade moderna com todo o tipo de serviços sociais para a população.

Este projecto também já tem parceiros identificados e com disponibilidade de apoiar. Actualmente decorrem trabalhos técnicos no terreno,indicou Cossa.

No rescaldo da sua visita a Matola, o Governador Raimundo Diomba sublinhou o impacto das obras sociais realizadas pela edilidade no último ano, com destaque para a construção e reabilitação de estradas asfaltadas e terraplanadas, para além de intervenções nas drenagens para aliviar o sofrimento das populações devido à chuva.

– Constatamos muitos avanços nas vias de acesso. A grande preocupação que nos foi colocada nos comícios pela população é a expansão de energia eléctrica e vamos concentrar os nossos esforços para superar este desafio, observou Diomba.

 

Você pode também gostar de:

1 comment

bokep indo 30 de Dezembro, 2023 - 8:50

I’ve been absent for a while, but now I remember why I used to love this web site. Thanks , I?ll try and check back more often. How frequently you update your website?

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana