Início » Maputo e Matola acolhem VII Bienal de Jovens

Maputo e Matola acolhem VII Bienal de Jovens

Por admin

·Ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula, lançou a iniciativa e exorta a juventude moçambicana a participar em massa

As cidades de Maputo e Matola, na província de Maputo, irão acolher de 17 a 21 de Julho próximo, a realização da VII Bienal dos Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) o qual irá decorrer sob o lema “ Juventude e Cultura Reforçando os Laços de Amizade”.

Com efeito, o Ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula, procedeu ao lançamento do evento, na quinta-feira última, na capital do país, onde sublinhou a importância desta iniciativa adoptada no decurso da Cimeira dos Ministros da Juventude da CPLP em 1996, na cidade de Lisboa, a qual tem como grupo alvo a faixa etária dos 18 aos 30 anos.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP, tem como principal directriz, contribuir para a integração da juventude, aproximação e intercâmbio entre as diferentes identidades culturais.

Nkutumula inteirou-se do grau de preparação deste evento que irá movimentar centenas de jovens ligados a produção artístico-cultural dos 9 países desta comunidade lusófona nomeadamente Moçambique, Timor Leste, Angola, Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo verde e Guiné Equatorial (recém admitido na CPLP).

Quando faltam sensivelmente 90 dias para a realização daquele evento o Ministro Nkutumula considera que os jovens moçambicanos denotam uma predisposição e prontidão para lidar com este desafio de receber condignamente “as delegações dos nossos países irmãos com os quais nos entrelaçámos por via de um passado histórico e línguas comuns”.

Temos esperança de que a VII Bienal vai ser um verdadeiro sucesso à semelhança das outras realizações do género. O lançamento desta VII Bienal acontece numa altura em que passam sensivelmente 40 anos depois da proclamação da nossa Independência que assinalaremos a 25 de Junho próximo cujas festividades foram lançadas em Namatil, distrito de Mueda, província de Cabo Delgado, referiu o MJD.

Num outro momento, Alberto Nkutumula destacou que uma realização desta envergadura resulta sempre na partilha de experiências e vivencias sócio-culturais apesar da diversidade ai subjacente. Relativamente a Cimeira dos Ministros da Juventude e Desportos que terá lugar no mesmo período aquele governante referiu que estão em curso démarches com vista a elencar os assuntos que irão corporizar a agenda de trabalho da reunião e outros aspectos preparatórios.

Em jeito de antevisão o Ministro Nkutumula referiu que a mensagem de Moçambique irá centrar-se na necessidade de consolidação da Paz e dos laços de amizade e cooperação entre os povos e países membros da CPLP.

Na área da Juventude temos grandes avanços em matérias de cooperação e intercâmbio multilateral. Sentimos necessidade de incrementar ainda mais a cooperação no capítulo do sector do desporto onde o cenário ainda não está como gostaríamos que estivesse. Gostaríamos de ter a possibilidade de, por exemplo, levarmos as nossas equipas para fazerem estágios desportivos com mais frequência em países como Portugal, Brasil, Angola, etc,referiu aquele governante.              

Por seu turno, o Director do Instituto Nacional da Juventude (INJ), Rui Mapatse, procedeu a apresentação do Projecto Executivo deste evento onde destacou o facto de que a VII Bienal constitui uma continuada contribuição para a integração cultural entre a juventude dos países Membros da CPLP.

O evento, que para além de promover o conhecimento sobre o mosaico das criações artísticas e culturais dos jovens delegados dos países da comunidade, irá também proporcionar mais visibilidade e destaque às diversas manifestações e identidades sobre o mundo juvenil”, referiu Mapatse.

De igual modo, ainda de acordo com o Director do INJ, esta constitui uma oportunidade para debate e reflexão sobre as diferentes realidades e suas experiências sobre a vida política e social de seus países “ a Bienal de Jovens criadores é um espaço de diálogo e intercâmbio multicultural e artístico entre jovens e que se realiza de 2 em 2 anos em um dos países membros da CPLP”.

Um dos objectivos gerais desta iniciativa é o de contribuir para reforçar o processo de integração da juventude, aproximação, intercâmbio e debate entre as diferentes identidades culturais e artísticas.

Em termos específicos espera-se que através da VII Bienal se alcancem os seguintes propósitos : divulgar as obras de jovens artistas da CPLP, promover a discussão e Partilha de vivências nas diversas esferas da vida política, económica e social de seus países; reflectir sobre os diversos temas prementes da juventude; promover a divulgação de políticas públicas para a juventude da CPLP e do mundo; e estabelecer elos de ligação entre os profissionais e jovens criadores nas diversas perspectivas artísticas e culturais.

Para a participação de jovens Criadores na presente bienal, foram definidas as seguintes modalidades artísticas: artes visuais, escultura; pintura; fotografia; desenho; gravura; grafite; artes Digitais; intervenções Urbanas; artes performativas; música (shows); dança (espetáculos de dança contemporânea); e teatro (performances e espetáculos de teatro), de entre outros.

Entretanto, a VII Bienal será antecedida pela realização da IV Mostra Nacional de Jovens Criadores, a ter lugar na Cidade da Matola, entre os dias 11 a 14 de Julho de 2015, com a participação de jovens provenientes de todo o país.

Fotos de Carlos Uqueio

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana