Início » Edil da Matola promete trabalhar directamente nos bairros

Edil da Matola promete trabalhar directamente nos bairros

Por admin

O presidente do Conselho Municipal da cidade da Matola, Calisto Cossa, prometeu trabalhar directamente com os munícipes e para o efeito irá instalar periodicamente o seu gabinete de trabalho em cada um dos Posto Administrativos para a partir daí gerir a Matola com enfoque para questões específicas de um determinado bairro, cumprindo desta forma a promessa feita durante a campanha eleitoral.

Calisto Cossa que falava sexta-feira última momentos depois de tomar posse como novo edil do Município da Matola afirmou que a decisão visa tornar o bairro uma unidade administrativa básica da gestão municipal, planificação e orçamentação, em que todos munícipes terão uma palavra a dizer.

“A nossa abordagem do desenvolvimento municipal assenta na descentralização de funções, aproximando cada vez mais o poder aos munícipes. No nosso modelo de governação, o bairro é a unidade administrativa básica da gestão municipal e a planificação e orçamentação participativa serão a fonte fundamental da participação de todos os munícipes na decisão do nosso futuro”,disse Calisto Cossa.

O compromisso é até 2018 tornar a Matola numa cidade aprazível, desenvolvida, limpa e segura onde todos participam na definição do que deve ser realizado em cada bairro e em toda a cidade.

“O que dissemos durante a campanha eleitoral, foi que o bairro seria o centro das atenções; é lá onde queremos planificar todas as acções, o que significa que estando lá durante uma semana estaremos perto dos munícipes a delinear aquilo que são as nossas acções, razão pela qual dissemos que iremos trabalhar perto dos munícipes e serem estes a definirem as prioridades dos bairros”,explicou.

Sobre as áreas prioritárias nos primeiros dias da sua governação, Calisto promete melhorar as vias de acesso que nos últimos meses tornaram intransitáveis a maioria das estradas, por causa da chuva que tem caído nos últimos dias.

Acrescentou que durante a sua governação irá trabalhar no sentido de melhorar a tipificação e classificação dos bairros, através da criação de infra – estruturas básicas, tais, arruamentos, disponibilização de água canalizada e de energia eléctrica, novos mercados, entre outros aspectos.

Na ocasião, Calisto Cossa apresentou o seu elenco governativo constituído por nove vereadores, designadamente, Ana Maria Alves, vereadora para área de Finanças e Administração Municipal; Bernardo Eduardo Dramus, vereador de Obras e Infra Estruturas Municipais; Laitone Melo, vereador de Salubridade, Ambiente e Jardins Municipais; Francisco Manso, vereador de Educação, Cultura, Juventude e Desportos; Paula Eduardo Jacob, vereadora de Saúde, Acção Social e Sociedade Civil; Elson Eusébio Saka, vereadora para Actividades Económicas e Serviços; Mário Banze, vereador do Posto Administrativo da Machava; Armando Cuambe, vereador do Posto Administrativo da Matola Sede e Júlio Mahumane, vereador do Posto Administrativo de Infulene. Ficou por indicar o pelouro do planeamento territorial.

Entretanto, António Matlhava, edil cessante considera positivo o período de seis meses em que ficou, como presidente interino do município, uma vez que no seu entender recuperou-se o cenário da cidade com a melhoria das vias de acesso, entre outros aspectos.

Entre as vias melhoradas, destacou as estradas: Machava Social- Nkobe; Liberdade – Malhampsene; Matola “C”- João Mateus, bem como a que dá acesso ao cemitério de Ndavela, entre outras.

Questionado sobre o estado lastimoso da Estrada Velha da Matola, Matlava afirmou que nada estava perdido e que brevemente irão iniciar as obras da sua reabilitação. “As obras daquela estrada coincidiram com a época chuvosa, mas nada está perdido porque está nas nossas prioridades, pelo que brevemente vamos iniciar a sua asfaltagem.

Por seu turno, Lucas Chiponde, chefe da bancada da Frelimo na assembleia municipal afirmou que os membros deste partido irão fazer de tudo para que as promessas eleitorais sejam cumpridas.

Elogiou a iniciativa presidencial de eleger o bairro como ponto de partida para a governação inclusiva.

Silvério Ronguane, chefe da bancada do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) diz esperar que o novo edil da Matola cumpra com as promessas feitas durante a campanha eleitoral, sobretudo no que diz respeito à governação participativa.

Para Ronguane, a instalação de vereadores nos três postos administrativos daquela autarquia é um acto a louvar, pois poderá imprimir uma nova dinâmica na relação entre a edilidade e os munícipes.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana