Início » Diarreias agudas ameaçam Memba

Diarreias agudas ameaçam Memba

Por admin

Um surto de diarreias agudas está desde o dia 9 do mês corrente a matar pessoas no Posto Administrativo de Mazua, distrito de Memba, província de Nampula, 

segundo dados colhidos pelo nosso jornal junto de familiares que viram seus entes queridos morrerem por causa desta doença.

Segundo as mesmas fontes, desde a eclosão do surto, cerca de duas dezenas de pessoas já perderam a vida nos bairros de Nivale, Micutane e Muroge.

No entanto, num contacto telefónico, o director distrital de saúde, Aurélio Manjor, disse que estas diarreias agudas podem estar relacionadas com o consumo de água imprópria.

O Posto Administrativo de Mazua não tem nenhum fontanário e as famílias recorrem à água dos poços feitos nas proximidades dos rios ou nos cursos de água corrente. 

“Nós tivemos a informação de que a cólera estava a matar naquela parte de Memba. Os números de mortes que nos apresentavam eram assustadores, então, mandámos uma equipa da sede distrital para lá, onde montámos um posto sentinela. Durante os trabalhos, constatámos que não se tratava de cólera, mas sim diarreias agudas que podem ser provocadas por consumo de água imprópria, disse  Aurélio Manjor, para quem os números apontam para 57 casos acumulativas de diarreias enenhum óbito.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana