Início » Clínicas móveis chegam a Gaza

Clínicas móveis chegam a Gaza

Por admin

As populações dos distritos de Chibuto, Manjacaze e Bilene, na província de Gaza, vão beneficiar de maior cobertura de serviços de assistência e tratamento do Vírus da Imunodeficiência

 Adquirida (HIV). A Elisabeth Glaser  Pediatric  Aids Fundation (EGPAF), uma organização não- governamental internacional, financiada pelo governo americano, providenciou três clínicas móveis avaliadas em 600 mil dólares americanos, entregues semana passada em Xai-Xai, capital provincial

 

De acordo com Fernando Morales, director nacional da Elisabeth Glaser  Pediatric  Aids Fundation (EGPAF), para além de prover testagem e tratamento de pessoas portadoras HIV/SIDA as mesmas servirão também para reforçar os serviços de saúde materno- infantil, para além de contribuir para o aumento da capacidade das farmácias das unidades sanitárias.

A promoção de planeamento familiar, assim como o diagnóstico/ tratamento da tuberculose figuram igualmente no rol das vantagens trazidas pelas clínicas móveis.

Neste âmbito, as unidades móveis irão contemplar as comunidades de Manjacaze, Chibuto e Bilenede duas em duas semanas, no mínimo, com objectivo de oferecer serviços de forma rotineira e segura.

A escolha destes distritos deve-se ao facto de serem populosos, com baixa cobertura de serviços de tratamento anti-retroviral (TARV), sendo que a população percorre longas distâncias até às unidades sanitárias.

Douglass Griffiths, embaixador dos Estados Unidos, explicou que a eleição da província de Gaza como a pioneira neste projecto prende-se ao facto desta possuir o índice de seroprevalência mais elevado de todo o país (25 por cento).

Refira-se que até ao ano passado a província possuía 26 unidades sanitárias que ofereciam cuidados e tratamento do HIV/SIDA. Presentemente, das 126 unidades sanitárias existentes, 42 unidades oferecem assistência e tratamento do HIV e Sida.

 “Um dos maiores constrangimentos que temos é o elevado número de pessoas elegíveis para iniciarem o TARV e as mesmas têm de se deslocar grandes distâncias para ter acesso a estes serviços. Isto contribui para o elevado número de abandonos e óbitos”, explicou o Director Provincial da Saúde Isaías Ramiro.

Ainda de acordo com o Director Provincial da saúde, estas unidades móveis vão se deslocar das sedes distritais para as unidades sanitárias periféricas. “Em cada distrito foram identificadas oito unidades sanitárias. Portanto, a partir do momento, os distritos de Chibuto, Manjacaze e Bilene passarão a contar com mais oito unidades sanitárias que poderão assistir pessoas seropositivas, que vai totalizar 24 novas unidades sanitárias com este serviço”, explicou.

No segundo semestre do presente ano, a Fundação Elisabeth Glaser prevê entregar mais duas clínicas móveis que serão destinadas aos distritos de Xai-Xai e Guijá.

Entretanto, cada clínica móvel será composta por cinco funcionários, nomeadamente um técnico de medicina geral, uma enfermeira de saúde materno-infantil, conselheiros leigos e um motorista que também terá a função de digitador.

O Plano Provincial de Saúde prevê que até 2015 sejam assistidas em Gaza 69 mil seropositivos. Cerca de 50 mil pessoas estão, neste momento, em tratamento antiretroviral.

 

32 MIL MULHERES

SEROPOSITIVAS EM TRATAMENTO

Mais de trinta e duas mil mulheres seropositivas estão em tratamento antiretroviral na província de Gaza.

Isaías Ramiro, director provincial de saúde em Gaza, salientou, entretanto, que persistem ainda desafios dado o elevado número de abandonos que se tem registado ao longo do período que vai desde a gravidez até ao seguimento de consultas de crianças em risco, que devem ser acompanhadas até aos 18 meses, altura em que se faz o último teste.

“Não conseguimos seguir todo o grupo de criançasque nascem de mães positivas.  Até ao ano passado tínhamos ainda 13 crianças filhas de mães portadoras do HIV que infelizmente nasceram positivas”, explicou. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana