Início » Alunos poderão matricular-se no decurso das aulas

Alunos poderão matricular-se no decurso das aulas

Por admin

Várias escolas da província de Maputo poderão prosseguir com o processo de inscrição dos alunos das classes iniciais durante esta semana, uma vez que os números obtidos 

não correspondem às expectativas. Entretanto, o director Provincial da Educação, Lucas Fernando, anunciou que, ao nível desta província, os livros de distribuição gratuita já se encontram nas localidades e postos administrativos desde o dia 5 de Janeiro do ano corrente e durante semana passada estavam sendo distribuídos pelas diferentes escolas.

 

Arrancam amanhã em todo território nacional as aulas do ano lectivo 2013. O dia de amanhã está reservado para reuniões entre as direcções das escolas e os pais e encarregados de educação, com a presença dos próprios alunos. Terça-feira é que as aulas arrancam mesmo.

A província de Maputo poderá contar neste ano com um total de 101 mil e 602 alunos das classes iniciais, das quais 49 mil e 269 na primeira, 37 mil e 290 na sexta, 11 mil e 159 na oitava e três mil e 884 na décima primeira.

Segundo o director Provincial da Educação, Lucas Fernando, havendo indicação da existência de alunos ainda não matriculados em todas classes iniciais, o processo poderá prosseguir durante esta semana de forma a permitir que as vagas disponíveis estejam preenchidas com os respectivos donos.

Lucas Fernando acredita que até final desta semana todas as vagas poderão ser preenchidas. Refere que o atraso da inscrição deve-se ao facto de alguns distritos terem demorado afixar as listas e pelo facto de os pais terem deixado tudo para os últimos dias e outros estarem ainda a gozar as férias fora das suas localidades.

Estas situações são frequentes nos distritos de Magude, Moamba, Matutuine e Ressano Garcia, onde os pais, na sua maioria camponeses, acreditam que mesmo no tempo de aulas é possível o seu filho matricular-se.

“Nestas alturas de chuva, alguns pais estão nas machambas e outros ainda não voltaram com os seus filhos das férias. Eles entendem que as matrículas podem acontecer durante a primeira semana das aulas. Então, achamos necessário reservar um tempo para cada pai trazer o seu filho, sobretudo nos distritos como Matutuine, Moamba e Magude. A nossa preocupação, até ao momento, são as oitavas classes. Os números que temos estão aquém do desejado”, disse Lucas Fernando.

Entretanto, a província de Maputo poderá contar para o presente ano lectivo com mais 509 novos professores contratados para o ensino primário. Destes, 409 tem nível de N4, 31 de N1, o mesmo número para N2 e 38 de N3.

 

Mais carteiras e salas de aulas

 

As escolas da província de Maputo contam este ano com novas carteiras e salas de aulas. Numa primeira fase, foram já distribuídas um total de duas mil e 600 carteiras. Neste momento, estão em distribuição outras duas mil e 600.

A medida visa colmatar o problema de falta de carteiras que se verifica um pouco por todo o país, onde milhares de alunos, na sua maioria do ensino primário, assistem as aulas sentados no chão.

Lucas Fernando fez saber que a sua direcção entende que o número até agora obtido não é suficiente para as necessidades, pelo que promete que mais meios destes, serão adquiridos ainda no presente ano.

“Temos um plano que consiste em adquirir este ano cerca de três mil carteiras, enquanto esperamos uma parte que poderemos receber do Ministério. Se assim for, poderemos minimizar o problema que é a maior preocupação para o sector”, referiu.

A província de Maputo conta a partir do ano passado com mais duas escolas secundárias, localizadas nos bairros de Khongolote (com 20 salas de aulas) e Nkobe (com 15), no município da Matola. Ambos os estabelecimentos têm laboratórios e bibliotecas.

Para além daquelas duas escolas, a província possui igualmente para o presente ano lectivo mais 75 salas de aulas para escolas do ensino primário, das quais 60 já foram concluídas e poderão ser usadas a partir de amanhã e as restantes 15 serão terminadas até final do primeiro trimestre. Das salas já concluídas, 50 funcionam na Matola e 10 no distrito de Marracuene.

O director provincial anunciou que mais 75 salas poderão ser construídas ainda este ano nos distritos de Boane, Moamba e Município de Matola.

“A demanda é maior e neste momento está em processo a construção de mais duas escolas secundárias, uma em Matlemele e outra no Boquiço, Município da Matola. Portanto, se o número de salas que temos para o ensino primário fosse somente para Matola podíamos dizer que tínhamos vencido a batalha. Mesmo assim continuamos a trabalhar e num futuro breve teremos o problema resolvido”, disse.

Entretanto, a Direcção Provincial da Educação de Maputo está a trabalhar no sentido de se transformar as Escolas Primárias do 1º grau em Primárias Completas. A medida vida permitir que os alunos terminam o nível escolar na mesma escola.

O processo começou no ano passado. Este ano, 20 escolas, das quais duas em Magude, uma na Manhiça, duas em Marracuene, nove na Moamba e quatro na Matola, serão transformadas em Primárias Completas.

“É um desafio, mas acreditamos que vamos concretizar. Este ano teremos mais onze escolas primárias novas nos distritos de Moamba, Boane, Magude e Marracuene”, explicou.         

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana