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Movitel cresce e inova

Por admin

Os jornalistas da Redacção do jornal domingo elegeram a terceira operadora de telefonia móvel nacional, a Movitel, como a figura económica do ano por esta ter demonstrado sinais evidentes de crescimento e inovação ao longo do ano que está prestes a findar.

Ao longo do ano 2014, a Movitel, uma aliança entre a moçambicana SPI e a empresa vitanamita Vietel, deu mostras crescimento e inovação que lhe ofereceram visibilidade internacional a ponto de ser agraciada com o prémio Inovação Tecnológica numa gala realizada em Julho na cidade de Londres, capital inglesa.

Conforme foi reportado na época, à Movitel coube aquele reconhecimento pela excelência a nível internacional numa apreciação que envolveu concorrentes de peso de vários quadrantes do mundo, como são os casos da Ericson, Tunisiana (da Tunísia), KLM, Royal Dutch Airlines, Paythru Ignite, Vodafone e IMIMobile.

O que motivou os organizadores do certame a entregarem o troféu àquela empresa terá sido, entre outros, o facto de aquela ter dois anos de existência efectiva no mercado e, ao longo deste período, não se ter focado apenas no alcance da meta de cerca de três milhões e meio de clientes, mas também, no compromisso de desenvolver o país por via de acções de inclusão social.

Por outro lado, pesou para a conquista do troféu o facto de a Movitel ter implantado e desenvolvido infra-estruturas de rede móvel em zonas remotas do país e de ter oferecido internet grátis a 2500 escolas em todo o país, o que terá ajudado no aumento da abrangência da telefonia, para além da implementação em Moçambique de um sistema conhecido por E-Comerce.

Antes desta premiação, a Movitel recebeu pela AfricaCom Awards – 2012, o prémio para a categoria de Melhor Operadora com Soluções para as zonas Rurais, e pela consultora e pesquisadora norte-americana Frost and Sullivan, em 2013, recebeu o prémio de Operadora com a Melhor Estratégia de Liderança competitiva.

Estes troféus colocam a Movitel como primeira operadora de telefonia móvel africana a vencer três prémios consecutivos, facto que também pesou para a decisão tomada pelos jornalistas deste semanário, ao que se acresce ao galardão de ouro recebido em Outubro na categoria de empresa com crescimento mais rápido do ano no Médio-Oriente e em África, conferido nos Prémios Internacionais de Negócios-2014.

“Em apenas um ano, a Movitel aumentou a sua área de cobertura de 60 para 80 por cento e duplicou o número de pessoas com cobertura móvel de 35 para 85 por cento”, refere a nota que sustenta o galardão. Traduzido em números, e conforme foi divulgado, cerca de 600 mil pessoas passaram a estar cobertas pelos serviços de telefonia móvel pela primeira vez na vida e o número de utentes passou rapidamente para cerca de cinco milhões, o que coloca a Movitel numa posição de liderança no mercado de comunicações móveis.

Feitas as contas, em 2012, com apenas seis meses de funcionamento, aquela empresa teve uma receita de cerca de 70 milhões de dólares americanos e, no ano seguinte atingiu os 145 milhões de dólares, dos quais 102 milhões registados na segunda metade do ano.

Dada a afluência de clientes, a Movitel introduziu o prefixo 87 alegadamente para acomodar o grande fluxo de novos assinantes, bem como novos serviços que pretende introduzir. “Com o novo prefixo, teremos um grande leque de alternativas de números para oferecer aos nossos clientes, dando oportunidade de personalização de números”, referiu Sengo Ramos, administrador daquela empresa. 

Para a Presidente do Conselho de Administração (PCA), da Movitel, Safura da Conceição, as distinções resultaram da popularização dos serviços de comunicação, expansão da rede para as zonas rurais que receberam o sinal pela primeira vez, estabelecimento do programa de internet nas escolas e a contribuição para a redução das taxas para os utilizadores dos serviços de telefonia e internet.

As estratégias que a Movitel vem implementando têm contribuído para a inclusão no acesso aos serviços de pessoas anteriormente não servidas pelos serviços de comunicações. Essas estratégias têm enfase para as populações residentes em áreas rurais e remotas e para pessoas com baixo poder de compra”, referiu.

Para o alcance dos prémios e conquista do mercado, aquela empresa conta com a colaboração de cerca de 15 mil trabalhadores directos e indirectos, a maior parte dos quais colocados nas sedes distritais, postos administrativos, localidades, povoações e aldeias. 

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