Início » Moçambique supera recorde de 3 milhões de cartões Visa

Moçambique supera recorde de 3 milhões de cartões Visa

Por admin

-Benefícios sociais e económicos proliferam em Moçambique com 3 milhões de pessoas a optarem por serviços bancários através de cartões

Visa, a rede mundial de pagamentos, anunciou, sexta-feira passada, que os seus clientes, as instituições financeiras de Moçambique, emitiram mais de três milhões de cartões visa.

O recorde celebra, igualmente, um crescimento de 15% em volume de transacções  através de cartões visa em Moçambique na medida em que o sector bancário nacional está a trazer mais pessoas aos serviços financeiros formais através dos sistemas de pagamentos electrónicos. 

Ao atingir este recorde, Jabu Basopo, Director Geral da Visa na África Subsaariana disse: “Gostaria de parabenizar os nossos parceiros e as instituições financeiras pelo esse efeito impressionante. A nossa visão é de trazer mais pessoas ao sistema bancário formal através do acesso aos serviços e sistemas bancários electrónicos. O nosso objectivo é fornecer uma forma mais segura, mais conveniente e fiável de pagar e receber pagamentos aos moçambicanos.” 

Moçambique é um dos países a nível mundial que está a enfrentar o desafio de trazer mais pessoas sem serviços bancários aos sistemas bancários formais. Os pagamentos electrónicos são fundamentais no desenvolvimento de uma economia forte e moderna. Os produtos Visa podem promover transparência e fiabilidade, reduzir custos de transacções e reduzir a dimensão da economia informal ou mercado negro, que ajuda a estimular o crescimento económico e emprego.

Uma das causas que faz com que os países com economia monetária tenham taxas de crescimento baixas é que o dinheiro que circula fora do sistema, na economia informal, impede que os bancos tenham os fundos necessários para a expansão de crédito e crescimento monetário. Toda a unidade de moeda que circula como dinheiro vivo constitui uma oportunidade perdida para investir, desenvolver e fazer crescer uma economia. Três milhões de cartões Visa em Moçambique é uma confirmação de que há progresso em trazer-se mais dinheiro ao sistema bancário,” disse Basopo.

Toda a evidência mostra que o sistema bancário torna-se mais estável quando mais pessoas aderem ao sistema. Por sua vez, isto tem um efeito positivo e duradouro sobre a economia, reforma social e eficiência do governo.  

Na sequência de várias soluções inovadoras que já foram lançadas pelos bancos parceiros de Visa com vista a expansão do sector bancário, Basopo disse que a Visa continua comprometida em procurar novas formas para permitir que as instituições financeiras- clientes forneçam melhores serviços às pessoas com e sem serviços bancários. “Estamos comprometidos em ajudar o mercado de Moçambique e os nossos parceiros a expandir o mercado de pagamentos electrónicos e via cartão, educando os titulares dos cartões sobre o seu uso para as compras do dia-a-dia e aumentando o número de terminais que aceitam os cartões Visa nas lojas, nos supermercados e  em outros estabelecimentos.”

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana