Início » Investidos quatro milhões de dólares

Investidos quatro milhões de dólares

Por admin

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) anunciou há dias que realizou um investimento cerca de quatro milhões de dólares na implementação da rede de distribuição de gás natural nos distritos do norte da província de Inhambane, no quadro de um extenso programa de responsabilidade social e empresarial.

Segundo Eduardo Naiene, director executivo da ENH Logistics, este projecto tem uma componente de subsídio aos custos de canalização de gás para os consumidores domésticos e para a actividade comercial de pequena escala localizados naquela região do país.

Por outro lado, a ENH tem estado a desenvolver acções de responsabilidade social de diversos domínios, com particular destaque para a abertura de furos de água, construção, reabilitação e ou apetrechamento de escolas e unidades sanitárias, bem como nas áreas da cultura e desporto.

Eduardo Naiene, que falava durante a Conferência de Responsabilidade Social Empresarial em Moçambique, disse que desde a sua criação, por volta e 1981, a ENH reconhece a importância da responsabilidade social empresarial para o desenvolvimento sustentável das comunidades e para a melhoria das relações entre as empresas e as comunidades, sobretudo nos locais onde são implementados projectos de desenvolvimento.

Nos últimos anos, o tema Responsabilidade Social Empresarial tem estado a suscitar grandes debates no nosso país, onde diversos intervenientes defendem a necessidade das empresas adoptarem uma nova abordagem na sua forma de actuação, que dê igual importância à geração de lucros e o desenvolvimento sustentável, bem-estar social, ética, transparência e preservação do meio ambiente”, frisou.

Para a ENH, este tema deve ser sempre abordado numa perspectiva de desenvolvimento sustentável e do bem-estar das comunidades, particularmente as que residem nos locais onde são implementados grandes projectos. “Acreditamos que, devidamente implementadas, as acções de responsabilidade social podem impulsionar o desenvolvimento sustentável das populações, contribuindo para o crescimento da sociedade, com transparência e equilíbrio e respeitando os valores da ética”.

Apesar do intenso movimento empresarial em torno do assunto, Eduardo Naiene entende que o país permanece carente da contribuição de todos para a redução dos impactos da pobreza. Como contributo nesta direcção, o sector deu um passo nesse sentido ao aprovar, em Fevereiro de 2014, a Política de Responsabilidade Social Empresarial para a Indústria Extractiva dos Recursos Minerais.

Com este instrumento pretende-se promover o estabelecimento de mecanismos que assegurem a existência de programas de responsabilidade social empresarial no sector extractivo de recursos minerais, de modo a contribuir, de forma efectiva, para a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável. Neste momento, está em finalização o guião para a implementação dessa Política.

Paralelamente a isso, estamos a trabalhar na elaboração de uma política de responsabilidade social empresarial interna, a ser aplicada para todas as suas empresas afiliadas, com vista a melhorar a sua actuação, uma vez que este instrumento servirá de guião para a implementação de acções de responsabilidade social empresarial alinhada com a estratégia de negócio do grupo”, disse.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana