Início » EMPRESÁRIAS RECLAMAM: Igualdade nos negócios ainda é miragem

EMPRESÁRIAS RECLAMAM: Igualdade nos negócios ainda é miragem

Por Jornal domingo

TEXTO DE ANGELINA MAHUMANE
ANGELINA.MAHUMANE@SNOTICIAS.CO.MZ

Dificuldades no acesso ao crédito bancário e educação financeira, conciliação do trabalho e vida pessoal, maternidade, preconceito em relação à idade (etarismo) e falta de autoconfiança são alguns dilemas com que as mulheres empresárias se deparam no seu dia-a-dia e que as colocam num patamar inferior e frágil em relação aos seus pares do sexo masculino.
Por estas e outras razões, as mesmas referem que muitas ainda optam por exercer as suas actividades económicas informalmente, mesmo estando a realizar negócios que as habilitam a movimentar avultadas somas de dinheiro.
O mais recente relatório do do Banco Mundial (BM) sobre “Mulheres, Empresas e Legislação” confirma esse facto e apresenta indicadores assombrosos sobre a situação da mulher no mundo, demonstrando que elas ainda estão atrás dos homens quando se trata de direitos.
A título de exemplo, refere que cerca de 2,4 biliões de mulheres têm menos oportunidades e direitos económicos do que os homens e que 178 países mantêm barreiras legais que impedem a participação económica plena das mulheres. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana