Início » CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM MPHANDA NKUWA: Governo vai mobilizar fundos para linha de transporte

CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM MPHANDA NKUWA: Governo vai mobilizar fundos para linha de transporte

Por Idnórcio Muchanga

O Governo moçambicano deverá, através das empresas que o representam no GMNK, nomeadamente HCB e EDM, mobilizar o financiamento para a construção de uma linha de transporte de energia, com uma extensão de cerca de 1300 quilómetros, no âmbito do projecto de construção da barragem hidroeléctrica de Phanda Nkuwa.

A edificação da barragem de Mphanda Nkuwa e linhas de transporte Tete-Maputo estão orçadas em cerca de cinco mil milhões de dólares americanos.

Segundo o engenheiro Carlos Yum, director do Gabinete de Implementação do Projecto Hidroelétrico de Mphanda Nkuwa (GMNK), desta cifra, 60 por cento será para a construção da barragem e 40 para a linha de transporte.

Na semana finda, o Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) lançou um concurso visando a selecção de um parceiro estratégico para a implementação do projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa, a ser construída no caudal do rio Zambeze, a 61 quilómetros a jusante de Cahora Bassa (HCB), na província de Tete.

Deste modo, a futura barragem vai reaproveitar a água utilizada por Cahora Bassa, gerando, neste segundo seguimento, 1500 Megawatts (MW).  Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana