Início » CAN TINHO ECON ÓMICO

CAN TINHO ECON ÓMICO

Por admin

Auditoria consiste na análise e avaliação das contas de uma escrita contável, também denominada perícia. Denomina-se auditoria externa a que é realizada por um profissional estranho aos quadros da organização periciada; auditoria interna é a executada por funcionário da própria empresa.

Aumento de capital é um acto aprovado por Assembleia Geral Extraordinária (ou reunião de directoria, no caso de capital autorizado) pelo

qual se adicionam ao capital da empresa reservas e/ou novos recursos. O aumento de capital normalmente é feito mediante bonificação (ou aumento do valor nominal das acções) e/ou direitos de subscrição para os accionistas.

Actaé o registo, por escrito, do que ocorre em certas reuniões ou solenidades, promovidas pelas associações, sociedades empresariais ou por outra entidade qualquer.

ATAQUE ESPECULATIVO. Situação do Mercado financeiro internacional, especialmente o cambial, quando uma moeda de determinado país encontra-se debilitada e seu governo não tem reservas suficientes para evitar uma desvalorização. O ataque especulativo ocorre exactamente quando existe a probabilidade de uma desvalorização, especialmente no caso de um país apresentar deficits sucessivos em transacções correntes.

ACTIVO é o conjunto de valores que representa as aplicações do património e de capital de uma empresa. No balanço, ele é subdividido em activo circulante, activo realizável a longo prazo e activo permanente.

ACTIVO CIRCULANTE. Também denominado Activo Corrente, designa a parte do Activo composta dos valores em constante movimentação numa empresa, tais como: numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas, títulos, entre outros.

ATIVO FINANCEIRO é o activo caracterizado por direitos decorrentes de obrigações assumidas por agentes económicos normalmente negociados no mercado financeiro. Compreendem principalmente títulos públicos, certificados de depósitos bancários, entre outros.

ACTIVO IMOBILIZADO são os valores contáveis inerentes aos bens de produção ou de uso na comercialização, alguns desgastáveis e esgotáveis e outros inalteráveis, mas não dispensando conservação, nomeadamente terrenos, prédios, jazidas, máquinas, instalações, veículos, entre outros.

VALORIZAÇÃO – elevação o preço de uma mercadoria acima daquele que seria determinado pela livre interacção da oferta e da procura (o inverso de depreciação). Em geral, a valorização é consequência de intervenções no mercado, principalmente por meio da retenção de stock.

TRANSAÇÃO – negócio ou operação comercial ou financeira entre duas pessoas, ou empresas, ou entre pessoas e empresas (compra e venda de mercadorias, de acções, empréstimos e financiamentos, aquisição de equipamentos).

SEGURO é o contrato no qual uma das partes, a seguradora, mediante a assunção do risco que corre outra pessoa ou seu interesse, o segurado, recebe uma quantia, o prémio, e pagará a indemnização na ocorrência do sinistro.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana