Início » MEMÓRIA: ABDUL HAMIDE – De como Hamide “Matou” o Sporting

MEMÓRIA: ABDUL HAMIDE – De como Hamide “Matou” o Sporting

Por Jornal domingo

REGINALDO CUMBANA e FOTOS DE INÁCIO PEREIRA e ARQUIVO

Isso de Hamide é coisa dos futebóis, mas o seu nome (composto) é Abdul Hamide. Ou melhor, Abdul Hamide Ismael Mussá, um craque descoberto pelo famoso técnico italiano Mário Romeu. Isso aconteceu em 1962, no campo da Missão Suíça, situado algures no labiríntico e mítico bairro do Chamanculo, chão onde, aliás, caiu o seu cordão umbilical em Abril do longínquo ano de 1948.

Martinho de Almeida, Damune, Frederico, Kabir, Marcelino Macome, Adelino Jorge, Aschrafo e outros faziam parte do grupo que animava plateias naquele descampado, cercado de árvores, que dispensava o cal para a delimitação do rectângulo de jogos. Quase todos os fedelhos foram levados por Mário Romeu para a escola do Desportivo de Lourenço Marques (Maputo).

Hamide deu-se bem. Aliás, muito bem! Com 14 anos, inspirou-se no fogoso médio e capitão “alvi-negro” Fernando Lage e, com satisfação, realizou-se o sonho de ser como o seu ídolo. É que, tal como Lage, Hamide foi um grande médio, usou a braçadeira de capitão e, como cereja no topo do bolo, envergou a camisola número sete. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana