Início » Vencedores de 2014 já correm para as vitórias

Vencedores de 2014 já correm para as vitórias

Por admin

As equipas da Liga Desportiva e Ferroviário da Beira, respectivamente campeão nacional e vencedor da Taça de Moçambique 2014, já correm para renovar os títulos e representar o país nas competições africanas.

Os campeões nacionais pisaram o relvado pela primeira vez quinta-feira passada, na Matola, sob o comando técnico de Daúde Razaque, uma vez que o treinador principal, Litos, só era esperado na noite de ontem, vindo de Portugal.

No primeiro dia, dum conjunto de 34 jogadores, quatro caras novas destacavam-se, designadamente o guarda-redes Acácio (ex-Maxaquene), Tchitcho e Andro (ex-Ferroviário de Maputo) e Manuelito II (ex-Costa do Sol).

Para além destes, cinco estrangeiros serão testados, dos quais dois vão integrar o plantel. De saída estão Mwandro e Aguiar, enquanto Nelinho deixa a baliza para assumir as funções de treinador de guarda-redes.

Alcides Viegas “Cantoná”, director desportivo dos campeões nacionais, considera que estão criadas todas condições para uma época vitoriosa.

– A Liga procura os melhores jogadores nacionais para ganhar títulos. Mais uma vez asseguramos isso. Estão criadas condições logísticas para uma boa temporada.

Justificou o resgate do treinador português como lógica porque “Litos conduziu a equipa para a conquista dum campeonato e uma boa campanha nas competições africanas”.

De resto, o treinador-adjunto – outra vez adjunto – Daúde Razaque, afina pelo mesmo diapasão de Cantoná, como atesta o seguinte discurso:

– Devido ao estatuto que tem, a Liga é sempre candidata ao título e pretende chegar longe em África. A Liga procura sempre os melhores, a equipa precisava fortalecer alguns sectores. Os jogadores que vieram são mais-valias, vão ser muito úteis. Todos estiveram bem nas suas equipas.

Os próprios “recrutas” auguram uma época brilhante. Tchitcho, médio transferido do Ferroviário de Maputo, refere que “espero trabalhar e contribuir para ganhar títulos. É um grupo forte. Pretendo continuar a crescer, meu limite é o céu”.

Andro também promete muito trabalho para merecer a confiança da equipa técnica. “Vou dar o máximo. O futebol é igual, mesmo na Europa, o importante é continuar a trabalhar para merecer a escolha do treinador”.

BEIRENSES COM

QUATRO REFORÇOS

Tal como a Liga Desportiva, o Ferroviário da Beira, agora único representante de Sofala no campeonato nacional, iniciou semana finda a preparação da época 2015, tendo, para já, apresentado quatro caras novas, para além de jovens formados no clube que ascendem ao escalão sénior.

Os “locomotivas” contrataram no HCB do Songo os avançados Jacob Mupenta e Fabrice Nkanda, para além do guarda-redes Bruno Miguel. Sobem para a equipa principal os jovens Veloso, Luís, Milton e Edson.

De saída estão o guarda-redes Zé Sigaúque, os médios Mfiki e Carlitos e ainda o avançado Sankhane. O grande objectivo da época é conquistar o “Moçambola”.

Lucas Barrarijo permanece à frente da equipa técnica, pelo que os choques de barriga com o assistente Víctor Matine são para continuar no festejo dos golos.

PINTO TROCA-SE COM GERMANO

O guarda-redes internacional Pinto Logomate vai reforçar a baliza do Ferroviário de Nampula. O “keeper” habitualmente chamado para os “Mambas” foi cedido pelo Ferroviário de Maputo.
Em sentido inverso segue Germano, o guarda-redes menos batido do “Moçambola” 2014 que estava em Nampula por empréstimo dos “locomotivas” de Maputo.

Dos reforços do Ferroviário de Nampula destaca-se Carvalho, que esteve emprestado ao Desportivo de Nacala; Tony, que jogou pelo Incomáti de Xinavane, Paiva, ex-Estrela Vermelha da Beira e Xirico, antigo jogador do Têxtil de Púngué.
Os “locomotivas” da capital do norte regressam ao trabalho terça-feira sob comando técnico de Rogério Gonçalves.

VOTO DE CONFIANCA

A NÉLSON SANTOS

A despeito da época cinzenta conseguida em 2014, a direcção do Costa do Sol renovou a confiança no treinador português Nélson Santos, o qual, será agora coadjuvado por Rui Évora, em substituição de Artur Comboio.

Dentre os reforços de peso contam-se Jojó e Ussama, do Desportivo de Maputo, Mfiki, dispensado pelo Ferroviário da Beira e o goleador do Ferroviário de Quelimane, Cosme.

De saída está o médio Manuelito II, transferido para a Liga Desportiva de Maputo. Fonte do clube garantiu que os “canarinhos” começam esta semana a trabalhar.

CAMBACO FIRME NO DESPORTIVO

Antero Cambaco vai conduzir a equipa principal do Desportivo por mais uma época, na sequência do trabalho positivo desenvolvido época passada após substituir Artur Semedo.

Bernardo Mabui vai continuar como principal assistente do jovem treinador. Os trabalhos para a nova temporada iniciam amanhã, segunda-feira.

O Desportivo está em negociações com o internacional Carlitos, que nos últimos anos representou o Ferroviário da Beira, na condição de emprestado pelo Maxaquene.

Os “alvi-negros” perderam parte dos seus melhores jogadores da época transacta, a exemplo de Ussama, Geraldo, Jójó e Jair, tendo já assegurado os préstimos de Clemente (ex- Ferroviário de Quelimane) e Henriques (ex-Estrela Vermelha da Beira).

HCB EM ACTIVIDADE

A equipa do HCB do Songo, sob batuta técnica de Artur Semedo, faz-se ao relvado esta semana com muitas caras novas, desde a própria equipa técnica que integra ainda Archer Ramalho e Tiago Machaísse.

Relativamente aos jogadores, há a assinalar a contratação do defesa Aguiar na Liga Desportiva, para além do médio Cremildo ao Desportivo.

Outros ingressos são de Vling (ex-Maxaquene), Rodjas (ex-Desportivo de Nacala) e Stélio (ex-Ferroviário de Nampula), Kelo (ex-Têxtil de Púnguè) e Dário Chissano (ex-Clube do Chibuto).

De saída estão os guarda-redes Chico, Samito e Bruno Miguel, para além dos dianteiros Jacob e Fabrice.

ENH FC ABRE

OFICINAS AMANHÃ

A equipa da ENH FC, novo integrante do “Moçambola, abre amanhã, segunda-feira, as suas oficinas com o objectivo de manter-se na prova máxima.

Dados em nosso poder dão conta que a equipa técnica, assim como os jogadores, chegaram ontem, sábado, na vila municipal de Vilanculos para amanhã iniciarem com o processo de inspeções médicas e os treinos ligeiros de pré-época.

A direcção do clube contratou oito novos reforços. Estes juntam-se a 15 jogadores que transitam da época passada.

Os novos reforços vem de várias equipas, nomeadamente Estrela Vermelha de Maputo, Vulcano FC, Incomati de Xinavane, Têxtil de Púnguè, HCB- Songo, Desportivo de Nacala e Ferroviário de Pemba.

De referir que no comando técnico continua a dupla Eurico da Conceição e Artur Romão, responsável pela qualificação ao “Moçambola” 2015. 

DESPORTIVO DE NACALA

PERDE 60 PORCENTO DO PLANTEL

O Desportivo de Nacala, que abre as suas oficinas no próximo dia 20 de Janeiro corrente, perdeu cerca de 60 por cento do plantel do ano passado para outras formações que este ano vão também militar o “Moçambola”.

Para fazer face às saídas, a direcção do clube está no mercado à busca de novos reforços. Até ao momento já assegurou a contratação de 11 jogadores vindos do Maxaquene, Costa de Sol, Estrela Vermelha de Maputo, Textáfrica de Chimoio, Sporting e Benfica de Monapo.

Dados fornecidos pela direcção do Desportivo de Nacala dão conta que o Costa de Sol vai ceder cinco jogadores àquela colectividade, destes um já assinou contrato.

O Desportivo de Nacala será orientado esta época por Arnaldo Ouana e seu adjunto será Lucas António. Os jogadores começam a chegar a Nacala a partir desta semana.

A direcção do clube tinha decidido renovar com Akil Marcelino, mas o treinador, à última hora, abdicou da oferta.

FAIFE SUCEDE

ANTONINHO

A equipa do Ferroviário de Nacala abre as suas oficinas esta semana, esperando-se para amanhã a apresentação aos sócios do novo técnico principal daquela formação, Sérgio Faife.

A equipa terá um plantel composto por 25 jogadores, destes 18 já foram contratados, dos quais nove são reforços, sendo três vindos do Ferroviário de Pemba, três do Estrela Vermelha da Beira, dois do Têxtil de Púnguè e um da Liga Desportiva de Maputo.

Os outros nove são os melhores jogadores que saíram do conjunto que representou a equipa na época passada, no campeonato provincial e na Poule de Apuramento.

Os jogadores em falta serão selecionados pela equipa técnica nos próximos dias.

De referir que a direcção do Ferroviário de Nacala contratou apenas o técnico principal, cabendo a Sérgio Faife indicar seus colaboradores.

O Ferroviário de Nacala vai fazer os seus jogos no campo da Bela Vista, do seu eterno rival, Desportivo, enquanto espera pela reabilitação do seu relvado.

SURPREZA VÍCTOR PONTES

Víctor Pontes acaba por ser uma das surpresas da nova temporada, ao receber da direcção do Ferroviário de Maputo mais um voto de confiança, depois da paupérrima prestação do ano passado.

O Ferroviário viu partir dois esteios para a Liga Desportiva, nomeadamente Andro e Tchitcho. Dentre os reforços, há a assinalar o regresso de Jair (ex-Desportivo de Maputo) e o ingresso do médio ofensivo Muandro (ex-Liga Desportiva de Maputo), para além do regresso do guarda-redes Germano após uma temporada emprestado ao Ferroviário de Nampula.

Whisky está de saída para o Maxaquene. Outros jogadores que deixam os “locomotivas” são Aurito, Pinto e Bill. Os três rumam para o Ferroviário de Nampula, enquanto o zambiano Inoccent terminou o período de empréstimo e regressa ao clube de origem, o Zesco United. 

O jovem Arnaldo também é carta fora do baralho de Víctor Pontes.

MAXAQUENE RENOVA ESPERANÇAS

O Maxaquene inicia amanhã a temporada 2015 com uma concentração no campo da Baixa. Sob batuta de Chiquinho Conde, os “tricolores” contam com dois regressos para a intermediária, nomeadamente Nelsinho e Wisky.

O later esquerdo zimbabweano está também de regresso, contando-se ainda a entrada de mais um avançado nigeriano.

De saída estão Vling, Micas, Acácio, Dilo, Madeira, Abílio e Matlombe.

O Maxaquene inicia a pré-temporada no próximo dia 12 Janeiro (segunda-feira) com sessões de treino no campo da Baixa, estando previsto um estágio fora do país a partir de 19 do corrente mês.

CHIBUTO COMECA DIA 19

O Clube do Chibuto abre as “oficinas” próximo dia 19 de Janeiro, com o propósito de consolidar a sua participação no “Moçambola”.

Víctor Urbano continua técnico principal, sendo esperado esta semana, vindo de Portugal, onde foi gozar férias. Apesar da crise financeira que abala o clube devido a falta de patrocinadores, a estrutura da equipa será mantida.

De resto, até ao momento só estão confirmadas as saídas de atletas contratados a meio da época passada por seis meses, nomeadamente Dário Chissano e Nito.

A lista de dispensados inclui Gitinho, Chandó e Chacamba, pouco utilizados em 2014. Simão Cossa, da direcção do Clube do Chibuto, assegurou que a maioria dos jogadores titulares da época passada permanece na colectividade e será injectado um sangue novo.

– Posso assegurar que não vamos perder muitos jogadores como se pode temer por causa da crise financeira que enfrentamos. Também teremos cinco jogadores que eram da equipa de juniores. Estamos a nos preparar para começar a trabalhar no dia 19 de Janeiro.

1° DE MAIO ENTREGA

MARTELO A ZULU

Rogério Balate (Zulu) será coadjuvado por Lito Barroso (Jardel) no comando técnico do 1° de Maio de Quelimane.  

Nélson Chagunda, director executivo do 1° de Maio, disse que a pré-época daquela formação terá lugar na zona centro do país, não estando assegurado qualquer tipo de estágio.

O clube de Quelimane contratou o avançado Muchene ao Textáfrica do Chimoio,  Nhama (ex-Sporting da Beira); Eurico e Makas (Matchedje da Beira), Fredy (ex-Ferroviário de Nacala), Xerife e Dinho (ex-Sporting de Quelimane), Seua e Passe (ex-Matuele Comercial de Quelimane).

FERROVIÁRIO DE QUELIMANE

O Ferroviário de Quelimane tem previsto para o dia 15 de Janeiro o início dos treinos para a época 2015. A direcção está a finalizar pormenores contratuais com o treinador Nacir Armando e jogadores para diferentes posições, uma vez o plantel de 2014 ter sofrido uma sangria.

O Secretário-geral dos “locomotivas”, Abel Soca, disse que vão chegar ao clube novos jogadores, sobretudo porque o plantel do ano passado sofreu uma razia.

Referiu-se à saída do avançado Cosme como uma “grande perda”. O clube prevê um estágio pré-competitivo na zona centro do país em província ainda por indicar. Aliás, a intenção está dependente da disponibilidade de dinheiro.

Custódio Mugabe

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana