Início » Vem aí a Liga de Futebol de Praia

Vem aí a Liga de Futebol de Praia

Por admin

Maputo vai testemunhar a sua primeira Liga de Futebol de Praia a partir de Junho próximo nas areias da Costa do Sol. A iniciativa é da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) em parceria com a Prosport.

O facto foi revelado sexta-feira passada por representantes das duas entidades durante a cerimónia de tomada de posse dos membros da Comissão de Futebol de Praia, constituída por deliberação da direcção executiva da FMF.

Manuel Monteiro Jr., da Prosport, assegurou a participação de doze equipas na competição, decorrendo o processo de inscrição das mesmas junto à organização. A prova será disputada no sistema clássico de todos contra todos em duas voltas

Conforme aquele dirigente, a experiência adquirida no torneio de promoção da modalidade, nos finais do ano passado, na praia da Costa do Sol, vaticina um sucesso da prova.

Explicou que o espírito da Prosport na organização do torneio é ocupar os atletas, garantir uma acção ecológica na praia através da limpeza, e ainda promover a geração de renda a vários munícipes através do comércio de vasilhames da empresa patrocinadora.

SONHO DO “MUNDIAL”

A direcção da FMF está confiante no sucesso da iniciativa, que pretende expandir para outros pontos do país na perspectiva do país vir a ter uma Liga Nacional de Futebol de Praia.

Aliás, o presidente da FMF, Feizal Sidat, entende que Moçambique tem qualidade nesta especialidade para alimentar sonhos gigantes, a exemplo de uma participação num Campeonato do Mundo.

Disse que o país tem uma longa costa e há que aproveitar esse recurso natural para catapultar o futebol de praia.

– Podemos participar num “Mundial”, temos é que nos organizar. A FIFA canaliza apoios para o desenvolvimento do futebol de praia, à semelhança do que sucede com o futsal e futebol feminino, apontou.

Sidat revelou que Moçambique vai disputar a fase final de apuramento ao “Mundial” de futebol de praia no próximo mês de Novembro, nas Ilhas Seychelles, num torneio que envolverá doze selecções nacionais.

O Campeonato do Mundo está previsto para próximo ano, no Algarve, Portugal.

O presidente da FMF recomendou aos membros da comissão empossada para garantirem a formação de treinadores e árbitros “porque o futebol de praia tem suas particularidades.”

– A composição desta comissão nos dá garantias de que podemos acordar rapidamente do sono em que estivemos nos últimos anos,rematou.

A Comissão de Futebol de Praia é constituída por Aurélio Matias (Presidente), Pascoal Loforte (Vice-presidente), Saidate Moveia (Secretário), Tomás Inguana (Vogal de Relações Públicas) e José Luís (Vogal de Marketing).

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana