Início » Boxe regressa a Maputo

Boxe regressa a Maputo

Por admin

Depois de uma prolongada estagnação, a prática de boxe na cidade de Maputo começa a ser revitalizada com a realização do Torneio de Abertura que hoje termina no Pavilhão do Estrela Vermelha de Maputo, sob égide do novo elenco da Associação de Boxe da Cidade de Maputo, presidido por Niklis Esculudes.

Depois dos X Jogos Africanos de Maputo 2011 e da “transferência” de Benjamim Uamusse (Big-Ben) da presidência da associação para a da Federação Moçambicana de Boxe (FMBoxe), a modalidade na capital do país ficou sem rumo, embora houvessem competições esporádicas.

Os combates passaram a ser raros e os clubes e academias se queixavam de elevados gastos financeiros sem competições. A própria federação pós-se à obra e, na impossibilidade de realização do campeonato nacional clássico, inventou campeonatos regionais, primeiro na Beira, envolvendo o representante do Norte, Nampula, que, curiosamente, foi quem saiu vencedor absoluto, o segundo foi na cidade de Maputo, ganho pelo Ferroviário de Maputo.

Nos dois eventos acima referenciados ficou patente que a modalidade padece da doença “falta de competições regulares”, o que não se coaduna com os objectivos estatais nem federativos, visando a uma prática permanente do desporto.

Minibásquete movimenta

duas mil crianças

Arrancou ontem, no Município da Matola, a nona edição do torneio de minibásquete Milleniumbim, com a participação de duas mil crianças das cidades de Maputo, Xai-Xai, Tete, Beira, Nampula, Quelimane, Nacala e Matola.

O evento movimenta atletas de ambos os sexos com idades compreendidas entre os oito e doze anos e é promovido pelo Milleniumbim em parceria com o Ferroviário de Maputo e Comité Moçambicano de Minibásquete.

A iniciativa visa atrair mais praticantes de basquetebol, tendo já logrado o sucesso de formar atletas para as selecções nacionais.

A organização prevê estender ainda este ano o torneio para a cidade de Inhambane, através da oferta de equipamento ao núcleo local.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana