Início » Tete capricha para a festa escolar

Tete capricha para a festa escolar

Por admin

O equipamento necessário para a realização do XI Festival Nacional dos Jogos Escolares a ter lugar em Tete, de 20 a 29 de Julho corrente, já está a ser montado para a festa estudantil.

No momento, enquanto grupos de homens e mulheres dedicam-se a limar as últimas arestas nos diferentes recintos desportivos, centenas de crianças estão empenhados no ensaio do festival de abertura do evento, aprazado para o campo do Desportivo de Tete, recinto que igualmente beneficia de obras de reabilitação.

Adecorrer sob o lema Façamos dos Jogos Escolares Uma Base do Desporto Nacional, o evento vai juntar 1470 atletas de todas províncias do país, incluindo a Cidade de Maputo.

As modalidades em competição são o futebol, basquetebol, atletismo, andebol e voleibol, enquanto  a ginástica e jogos tradicionais estarão em carácter demonstrativo.

Diferentemente dos anos anteriores, nesta edição o xadrez não faz parte da competição. O director nacional de Programas Especiais no Ministério
da Educação, Eurico Banze, explicou que a selecção das modalidades obedeceu o curriculum da disciplina de Educação Física.

O festival é para movimentar as modalidades que fazem parte do currículo de educação física e neste momento o xadrez não faz parte. Ou seja, enquanto não fizerem parte das disciplinas (modalidades) ensinadas nas aulas de educação física não podem ser de carácter competitivo. Esse é que deve ser o princípio a ser adoptado.

Assim, o regresso do xadrez à competição está condicionado á integração da modalidade nas escolas públicas. A novidade são os Jogos Tradicionais, ainda em fase de divulgação no país.

Essa será a principal inovação e tudo é feito no sentido de no futuro estes passarem a fazer parte do festival, sobretudo por se considerarem jogos com carácter educativo e com significados múltiplos nas comunidades moçambicanas.

O programa geral do festival consiste em três fases, nomeadamente a cerimonial (abertura e encerramento), a competitiva e a ocupação dos atletas durante os tempos livres.

 

INFRA-ESTRUTURAS GARANTIDAS

Normalmente, a disponibilidade de infra-estruturas constitui principal “dor de cabeça” para a organização. Nesta edição, o cenário volta a repetir-se, mas com sinais de tudo estar resolvido antes do arranque do festival.

 Banze assegura que as instalações que vão acolher os atletas estão praticamente na fase final de reabilitação e outras já em condições de serem utilizadas. As infra-estruturas desportivas também estão praticamente na fase de acabamentos.

Os recintos que vão acolher jogos de futebol e provas de atletismo são totalmente novos, mas há garantias de que estejam em condições antes do dia 29 de Julho.

As modalidades estarão concentradas no campo do Desportivo de Tete, pavilhão da Escola Secundária de Tete e ginásio da Escola Industrial de Matundo, para além doutros recintos disponíveis na vila de Moatize.

Durante os 13 dias em Tete – oito são de competição – espera-se que os atletas possam trocar impressões sobre os locais de proveniência e façam amizades.

Depois de Tete, estão ainda por acolher o festival de Jogos Desportivos Escolares apenas três províncias, nomeadamente Cabo Delgado (norte), Manica (centro) e Gaza (sul).

Segundo o definido até ao momento, as delegações ao XI Festival Nacional dos Jogos Escolares vão a Tete via terrestre, o que se espera contribua para os jovens conhecerem ainda melhor a geografia do país.

Espera-se que chegue até o mais tardar no dia 18 de Julho, dois dias antes do evento, para permitir que no dia seguinte (19) se proceda a habitual cerimónia de ensaio ao evento, que será oficialmente aberto no dia 20 no campo do Desportivo de Tete. Ao todo são esperadas em Tete mais de 2000 pessoas. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana