Início » Desportivo da Matola desiste do campeonato de basquetebol

Desportivo da Matola desiste do campeonato de basquetebol

Por admin

A equipa sénior masculina de basquetebol do Desportivo de Matola já não vai tomar parte no Campeonato da Cidade de Maputo da modalidade. Depois de participar no Torneio de Abertura de

 Basquetebol da Cidade de Maputo, o clube Desportivo de Matola decidiu semana finda não se inscrever para o campeonato da capital do país por falta de verbas para aguentar com a prova.

Na verdade, trata-se dum cenário há muito adivinhado, uma vez que nos últimos anos aquela equipa movimentava a modalidade apenas com apoio de alguns entusiastas.

Nas últimas épocas, a equipa representante da Matola participava nas provas da capital do país e até nacionais com o nome de Matolinhas.

No entanto, no quadro dum contrato-programa rubricado ano passado entre o Desportivo da Matola e o Conselho Municipal da Matola, a edilidade apoia aquela colectividade com um valor mensal de 100 mil meticais.

Foi neste quadro que a equipa de Matolinhas transitou para o Clube Desportivo da Matola, na expectativa de receber parte daquele valor para a movimentação da modalidade.

No primeiro trimestre do presente ano, foi criado o departamento de basquetebol do Desportivo da Matola, gerido de forma autónoma pelos antigos gestores do Matolinhas.

A direcção do Desportivo da Matola autorizou-nos apenas a usar a sua identidade, mas todo este tempo não nos concede qualquer apoio para inscrições, equipamentos e outras despesas– contou-nos Cremildo Chongo, coordenador da equipa.

Em comunicado enviado à Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo, o Desportivo da Matola anuncia a desistência de competições este ano, nos termos que se seguem:

– A equipa de basquetebol sénior masculina que este ano vinha representando o Clube Desportivo da Matola (ex- Matolinhas) terminou hoje as suas competições, agradecendo a todos, sem excepção; atletas, equipa técnica, pais, patrocinadores, apoiantes, Município da Matola, Direcção da Juventude e Desportos, ABCM, matolenses,  pelo esforço, paciência, dedicação e empenho demonstrados ao longo destes longos anos.

Chongo disse que foram anos e fases de muito sacrifício, empenho e de lembranças, que permitiram a filiação da equipa e sua participação em provas envolvendo as melhores equipas de Moçambique.

A fonte indicou que as principais despesas da colectividade estão relacionadas com o transporte Matola /Maputo, pagamento de taxas decorrentes das competições, lanches e subsídios para motivação dos atletas. 

Chongo disse que depois de muitas hesitações e perseverança, “julgamos que este é o momento de desistirmos porque conseguimos concluir a nossa participação no Torneio de Abertura”.

Referir que o Torneio de Abertura de Basquetebol da Cidade de Maputo foi conquistado pelo Ferroviário após vitória no jogo decisivo frente a A Politécnica, por claros 61-36, tendo terminado com 14 pontos, fruto de sete vitórias em igual número de partidas.

A A Politécnica, por sua vez, terminou o torneio com 12 pontos, e com apenas duas derrotas, tendo entrado para o derradeiro jogo com oportunidade de conquistar o torneio.

Numa prova que movimentou oito equipas, o Desportivo da Matola terminou na quinta posição com onze pontos, à frente do Maxaquene, Desportivo e Bela Rosa.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana