Início » Selecções preparam campeonatos de basquetebol

Selecções preparam campeonatos de basquetebol

Por admin

As selecções de basquetebol de Moçambique, em ambos sexos, na categoria de seniores, estão a acelerar a preparação dos respectivos campeonatos africanos da modalidade, agendados para 

Maputo e Abidjan, Costa do Marfim.

 

A Selecção Nacional de Basquetebol sénior masculino prossegue a preparação realizando alguns jogos de controlo. Em Abidjan, Moçambique vai enfrentar na primeira fase as suas congéneres da República Centro Africana, Cabo Verde e Angola.

Semana finda, o combinado moçambicano disputou em Maputo três jogos com o Ruanda, tendo ganho todos.

Em princípio, esperava-se a participação de Angola e África do Sul no torneio, mas devido a motivos de agenda, aquelas selecções não se deslocaram a Maputo.

O treinador da selecção moçambicana, Milagre Macome, queixa-se da falta de jogos de controlo para a turma nacional, numa altura que o torneio africano está cada vez mais próximo.

O técnico entende que é crucial garantir-se um estágio brevemente fora de Maputo, onde os atletas possam treinar mais tempo e concentrarem-se na prova que se avizinha.

A direcção da federação de basquetebol está a aplicar-se para garantir um estágio numa das províncias do país, ou em países vizinhos como Suazilândia ou África do Sul.

A pré-convocatória integra 20 atletas, sendo que a equipa técnica pretende reduzir a lista para treze nos próximos dias, devendo na véspera da deslocação a Costa do Marfim definir a lista final dos doze seleccionados.

 

FEMININOS NO JAPÃO

 

Relativamente aos femininos, a selecção nacional continua a preparar-se para o Afrobasket de Maputo, encontrando-se actualmente no Japão, onde participa, até amanhã, segunda-feira, nos Jogos Internacionais de Amizade.

A participação de Moçambique no evento surge na sequência dum convite formulado pela Associação Japonesa de Basquetebol, a qual, ficou impressionada com a imagem da selecção nacional no Torneio Pré-Olímpico realizado em Julho de 2013 na Turquia, bem como do interesse em fortalecer as relações entre as duas associações gestoras de basquetebol nos países.

A direcção da federação de basquetebol defende que o convite foi oportuno e complementa os esforços internos de criação de condições para que a selecção nacional participe da melhor forma no Campeonato Africano agendado para Setembro próximo em Maputo.

O seleccionador nacional, Nazir Salé, considera que o plano de preparação da selecção está a ser cumprido e o torneio do Japão servirá para avaliar o estado das atletas moçambicanas.

Depois do Japão, a selecção nacional vai prosseguir a preparação em Maputo, devendo ainda cumprir dois estágios, sendo um na China e outro em Portugal.

No “Africano” de Maputo, a disputar-se de 20 a 29 de Setembro, Moçambique vai disputar a primeira fase com as selecções nacionais do Zimbabwe, Senegal, vice-campeã africana de 2011 (perdeu a final com Angola), Costa do Marfim (outra das selecções tradicionalmente candidatas), do Egipto e o vencedor da eliminatória da Zona VII, que sairá do despique entre a Tunísia e a Argélia.

No grupo B está previsto um duelo lusófono, devido à presença de Cabo Verde e Angola, campeã africana. Mas os destaques vão para o Mali (penúltima selecção campeã, bronze no último Afrobasket e uma da melhores selecções africanas), Nigéria (candidata também a vencer), Camarões e Quénia.
Apuram-se para os quartos-de-final as quatro primeiras classificadas de cada um dos dois grupos. A classificação nesta fase tem grande importância, devido ao emparelhamento dos jogos a partir dos quartos-de final.

Ou seja, o primeiro de cada grupo joga com o quarto do outro, enquanto os segundos têm de medir forças com os terceiros lugares.
Apesar de nunca ter ganho o Afrobasket, Moçambique aparece como natural candidato, estatuto reforçado pelo facto de jogar em casa e ter por base jogadores que já conquistaram títulos africanos em clubes.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana