Início » Rapaziada entre o correr e ver o Presidente Nyusi

Rapaziada entre o correr e ver o Presidente Nyusi

Por admin

As Corridas Pela Paz em Niassa coincidiram com a visita do Presidente da República, Filipe Nyusi, àquela província do norte de Moçambique. A primeira foi na vila de Mandimba e a segunda no Município de Marrupa.

Todas aconteceram sob azáfama popular de receber o Presidente Nyusi. Enquanto a rapaziada se “treinava” para receber camisetes e correr para ganhar dinheiro (três para o primeiro a cortar meta, dois para o segundo e mil para o terceiro) e receber material escolar, os adultos se movimentavam de um lado para o outro para melhor receber o presidente de todos os moçambicanos.

Em Mandimba, depois da corrida, a rapaziada correu para o sítio onde o presidente discursaria e auscultaria população a falar dos problemas do distrito e da província. A premiação foi remetida para segundo plano. E foi o que aconteceu, dia 10 de Maio.

 Dia seguinte, 11 de Maio, a Corrida Pela Paz seria no distrito de Marrupa, onde o presidente Nyusi chegaria de visita. Foi o que aconteceu.

Em Marrupa a Corrida Pela Paz foi a cerca de 40 quilómetros da vila sede distrital, no posto administrativo de Nungo, para onde se dirigiu e discursou o Presidente Nyusi.

Curiosamente, a festa de recepção ao Presidente Nyusi foi mais vistosa na vila municipal, onde não escalou, que no local da reunião, naquela manhã em que se ouviu muitas canções e se viu muita dança. Nessa mesma altura, a rapaziada se preparava para Corrida Pela Paz, sempre na expectativa de ver os helicópteros da comitiva presidencial a passarem para Nungo.

Terminada a corrida, e depois da premiação, a pequenada não se fez esperar, pulou para o camião no qual se dirigiu para Nungo, onde o Presidente Nyusi falou e ouviu as preocupações da população de Marrupa, que gostou de ver os seus seguranças a não empurrarem a ninguém.

Não foi apenas a rapaziada das Corridas Pela Paz que corria para ver o Presidente da Republica, Filipe Nyusi. Havia populares, entre mulheres e homens, ansiosos em ver o Pai da Nação. Por exemplo, em Mandimba, quando os helicópteros sobrevoavam a vila, duas mulheres, que bebiam cerveja à espera do grande hóspede, puseram-se às correrias para o local do comício. Uma delas teve azar de cair, mas não desistiu de ir ver de perto “ o nosso presidente”, como ela próprio depois sublinhou e acrescentou “incluindo esta minha amiga da Renamo, que veio me buscar em casa para virmos ver Presidente Nyusi.”

As Corridas Pela Paz decorrem desde Dezembro de 2015, com inicio em Morrumbala, na Zambézia. É uma iniciativa da Federação Moçambicana de Atletismo, cujo presidente, Shafee Sidat, tem sido o principal organizador presente. Tal como em outras províncias, em Niassa coincidiram com a inauguração, 11 de Maio, da sede da Associação Provincial de Atletismo, na cidade de Lichinga.

                                                                                       Manuel Meque

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana