Início » Quelimanenses ansiosos em assistir boxe ao vivo

Quelimanenses ansiosos em assistir boxe ao vivo

Por admin

• Campeonato Nacional agendado para 13 a 16 de Novembro

Os munícipes de Quelimane, capital da província da Zambézia, não acreditam no que começaram a ouvir, que é a realização, pela primeira vez, de um campeonato nacional de boxe naquela urbe. Ninguém se lembra da última vez que naquela cidade se praticou a modalidade.

 

A presença em Quelimane do presidente da Federação Moçambicana de Boxe, Benjamim Uamusse (BIG-BEN), nos dias 19 e 20 de Outubro, deixou perplexo alguns desportistas pelo interesse federativo em implantar o boxe na Zambézia, onde talento não falta, senão a falta de oportunidade para a prática deste nobre desporto.  

Porque a prática de boxe é muito ignorada na província da Zambézia, o que contrasta com o seu natural potencial desportivo, leva com que algumas pessoas se arrepiem quando ouvem que a modalidade passa a existir nos próximos tempos. Julgam que a modalidade é violenta demais, o que pode vir a criar defeitos físicos nos seus filhos que forem atraídos por esta especialidade.

Muitos julgam ser boxe todo o desporto de luta que assistem pela televisão. Não imaginam que é só aquela modalidade que se pratica apenas com os punhos em  luvas obedecendo regras específicas.

Dos contactos feitos pelo presidente da federação ficou a esperança de que brevemente a Zambézia terá uma associação constituída para iniciar com o trabalho de implantação da modalidade na província, cuja oficialização poderá acontecer aquando da realização do Campeonato Nacional, em princípio agendado para os dias 13,14, 15 e 16 de Novembro na cidade de Quelimane.

Num contacto mantido com alguns responsáveis do Sporting de Quelimane, Big-Ben ficou a saber que aquele clube apenas precisa de apoio federativo para iniciar com a prática de boxe.

Campeonato Nacional

no Sporting de Quelimane

Se as condições permitirem que o Campeonato  Nacional de Boxe de 2014 se efective na cidade de Quelimane, como vem sendo desejo da FMBoxe, a prova terá lugar no pavilhão aberto do Sporting de Quelimane de 13 a 16 de Novembro.

“Ficamos a saber que há muitos espaços em condições de acolher os combates de campeonato nacional, mas julgamos que as instalações do Sporting de Quelimane se apresentam mais favoráveis. O pavilhão onde pretendemos montar o ringue é aberto e acessível aos populares, que eventualmente um dia gostariam de ver boxe ao vivo e a custo zero”, disse Big – Ben, em Quelimane, para onde se fez acompanhar pela nossa reportagem.

Para além do Sporting de Quelimane apresentar-se melhor para acolher combates de boxe, fica pertinho ao local da industria hoteleira onde se prevê que serão alojadas 60 pessoas, dentre pugilistas, árbitros,  treinadores, dirigentes e jornalistas.

A FMBoxe chama atenção às associações provinciais que “até 30 de Outubro cada uma deverá apresentar os seus representantes por categorias. A federação se desdobra para garantir alojamento e alimentação a todos, mas declina-se dos custos de transporte”.

EDILIDADE RECEPTIVA, MAS…

Depois da conversa que teve com o presidente do Município de Quelimane, Manuel de Araújo, o presidente da FMboxe, Big-Ben, falou ao   domingo.

“O edil Manuel de Araújo mostrou-se aberto a realização do Campeonato Nacional nesta cidade. E por via disso gostaria de ver implantada a modalidade de boxe em toda a província da Zambézia, o que passa por criação imediata da respectiva associação provincial”, disse Big-Ben.

Em relação aos apoios ao Campeonato Nacional, Big-Ben disse que “ele (Manuel de Araújo) gostaria de patrocinar em alojamento e alimentação, o que é difícil se concretizar, mas pode arranjar alguns espaços de alojamento em uma instância turística privada localizada na Praia de Zalala, assim como pode ajudar no pagamento de  aluguer do pavilhão que acolherá os combates” .

Não podendo o seu município prestar à FMboxe apoio total em alojamento e alimentação, Manuel de Araújo, conforme Big-Ben, mostrou-se esperançoso que no próximo ano haverá verba para a organização de campeonato regional ou nacional de 2014 e do torneio  alusivo ao dia da cidade de Quelimane. E nós desejamos que a parceria com este município e outros seja permanente”

Fundo de Promoção Desportiva sem dinheiro!

Muitas actividades relativas ao ano de 2014 poderão não ser executadas. O Fundo de Promoção Desportiva (FPD) já comunicou às federações nacionais que não poderá responder às solicitações de fundos devido a insuficiência de tesouraria.

Nesse âmbito, as federações são recomendadas a procurarem alternativas de financiamento. As modalidades de menor visibilidade serão as mais afectadas pela medida, pois,  não poderão conseguir essas alternativas junto do empresariado e, consequentemente, ficarão paralisadas até que o seu parceiro Estado volte a ter o cofre cheio.

A seguir transcrevemos na íntegra a Circular de 13 de Outubro de 2014 que anuncia a insuficiência financeira do FPD. O documento é assinado pelo Director Geral, Inácio Bernardo.

No âmbito do financiamento das actividades desportivas do movimento associativo desportivo, o Fundo de Promoção Desportiva tem vindo a alocar fundo às diversas organizações através de um contrato rubricado para o efeito.

Para o exercício de 2014 foram agendadas várias actividades de âmbito continental e mundial que suplantaram o financiamento corrente da instituição pelos compromissos que estes representam para as modalidades envolvidas e para o país.

Em face da necessidade acrescida resultante das actividades indicadas no nº2 da presente Circular, o FPD não poderá responder as actuais solicitações de fundos, devido a problemas relativos a insuficiência de tesouraria, pelo que recomenda-se a V.Excias no sentido de encontrar alternativas de financiamento na esperança de que o Fundo de Promoção Desportiva tenha o problema resolvido nos próximos tempos, com o reforço solicitado ao Ministério da Finanças.   

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana