Início » “Provincial” arrancou ontem

“Provincial” arrancou ontem

Por admin

O Campeonato Provincial de Futebol de Cabo Delgado arrancou ontem e envolve oito equipas, nomeadamente, Ferroviário, Desportivo, Ibo, Associação Desportiva, Beira-

Mar e 17 de Maio (Pemba); Desportivo (Ibo), Desportivo e Paroquia (Mueda).

Segundo o presidente da Associação Provincial de Futebol de Cabo Delgado, Estêvão Francisco Aquica, a equipa do Atlético de Montepuez anunciou antes da abertura da presente época que não iria participar no campeonato, alegadamente porque não tem fundos suficientes para suportar as despesas, enquanto Mocímboa de Praia demorou a inscrever-se.

Falando sobre o envolvimento das equipas neste tipo de competições, a fonte referiu que gostaria de ter maior número de formações no campeonato, mas as justificações que são apresentadas pelos responsáveis dos clubes fazem abrandar esse desejo.

“Gostaríamos de ver muitas equipas a disputarem o campeonato, o que nos permitiria apurar um campeão em condições de lutar para a qualificação ao Moçambola de igual para igual com os adversários da nossa zona. Porém, não podemos obrigar quem não tem fundos a filiar-se, porque sabemos quanto é difícil trabalhar sem condições disponíveis”, disse Estêvão Francisco Aquica.

Aquica acrescentou que a modalidade que dirige está a decair na província e não há solução à vista para se resolver este problema. Apelou aos clube para apostarem mais na formação, nem que se fique alguns anos se se competir ao nível de seniores. “Mas parece não haver vontade para se seguir por essa via”.

 

 

 

 

Num outro desenvolvimento, Estêvão Aquica referiu que o seu desejo era ter no próximo ano um representante da província no Moçambola, mas a problemática de falta de campo não o deixa relaxado.

“A questão de infra-estruturas nos preocupa bastante. Nos últimos três anos já estivemos no moçambola por duas vezes. Mesmo assim, para assistir a um jogo do nosso representante, éramos obrigados a viajar para Nampula. Os transtornos de jogar sempre fora de casa e longe dos adeptos fazem com que Cabo Delgado não permaneça por muitos anos no campeonato nacional”, explicou.  

No entanto, Aquica diz haver uma luz no fundo do túnel, já que as obras do arrelvamento do Estádio Municipal de Pemba estão muito adiantadas e a previsão aponta que a partir deste ano o recinto poderá ser usado.

No campeonato provincial, as equipas de Pemba realizam os seus jogos no campo de treinos do complexo desportivo, que está também em obras.

Para o dia de hoje estão agendados os jogos: Beira-Mar-17 de Maio e Desportivo de Mueda-Paróquia de Mueda.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana