Início » Projecta-se mudanças no Parque dos Continuadores

Projecta-se mudanças no Parque dos Continuadores

Por admin

Mudanças de vulto estão a ser projectadas para o Parque dos Continuadores, epicentro da prática do atletismo na Cidade de Maputo. A intervenção vai acontecer no quadro duma parceria publico-privada.

Com efeito, técnicos ligados à construção estão no terreno numa actividade coordenada com o Fundo de Promoção Desportiva (FPD).

A ideia base é fazer uma requalificação do Parque dos Continuadores, redimensionar as actuais actividades e instalar novos serviços para o melhor aproveitamento do local.

Assim, a família do atletismo da capital do país foi chamada pelo FPD para discutir as mudanças previstas no Plano Director e apresentar, em tempo útil, preocupações e contribuições a ter em conta no projecto.

Até ao momento ainda não estão garantidos os fundos e a data do início da intervenção, mas já há contactos preliminares com potenciais investidores, dentre eles o próprio Governo.

 

MODERNIZAÇÃO DA PISTA

 

A acção desportiva mais atractiva no conjunto das obras previstas será a reabilitação e modernização da pista, a qual, deverá manter os seis corredores dado o espaço disponível.

Depois da intervenção, espera-se que a pista seja certificada para acolher provas internacionais, à excepção dos Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos, porque este tipo de competições só pode ter lugar em pistas com nove corredores.

Para complementar, está previsto a construção de ginásio, salas de musculação, centro médico, aeróbica, piscina, anfiteatro, salas de conferências e serviços administrativos.

Igualmente, o desporto poderá beneficiar-se de infra-estruturas de apoio como escritórios para o FPD, federação e associação de atletismo, e Instituto Nacional do Desporto (INADE).

Mas, como se deve calcular, tamanha obra requer investimento e é nesse quadro que o Fundo de Promoção Desportiva aposta numa parceria publico-privada.

Neste contexto, está em curso a mobilização de parceiros para a empreitada, sendo que a sustentabilidade do projecto será garantida através da criação de áreas destinadas a comércio, serviços e habitação.

Assim, estão previstas duas torres para habitação com 11 pisos cada, restaurantes, galeria de arte, entre outros serviços.

Estima-se que serão necessários 50 milhões de dólares para viabilizar o projecto, faltando definir a ordem de implantação das infra-estruturas.

 

INQUIETAÇÕES DOS PRATICANTES

 

Algumas pessoas do atletismo sentiram-se excluídas do processo de requalificação do Parque dos Continuadores, por isso, algumas situações técnicas não foram devidamente acauteladas.

Por exemplo, conforme defendeu o Professor Telmo Mascarenhas, Secretário Técnico da Associação de Atletismo da Cidade de Maputo, a certificação internacional da pista não depende somente do aumento dos actuais corredores de seis para nove.

~- É preciso contemplar outros itens, como a pista de aquecimento. Sem isso não haverá certificação internacional. E é possível realizarem-se algumas provas internacionais na pista de seis corredores e serem homologados os resultados, isso depende do tipo de provas,defendeu.

Paulo Sunia, Secretário-geral da Federação Moçambicana de Atletismo, considera que é fundamental desde já integrarem-se pessoas da modalidade para fortificarem o projecto.

O treinador Azarias Samuel apela para a construção dum armazém para os equipamentos, “porque o que está a acontecer hoje não nos dignifica. Os equipamentos estão expostos ao sol e chuva por falta dum armazém apropriado no parque”.

Conforme o técnico, há igualmente necessidade de se começar pela pista porque Zimpeto fica longe do centro da cidade, onde estão os atletas e as escolas.

– Não temos espaço para treinar, era bom começarem o projecto pela pista e seguirem-se outras infra-estruturas,reforçou.

Os intervenientes manifestaram ainda preocupação relativamente a realização de espectáculos musicais no parque, actividade que precipita a degradação da pista.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana