Gilberto Daniel é presidente da Associação Provincial de Voleibol de Nampula, a qual está a levar a cabo um programa de massificação da disciplina em vários pontos, com destaque para as cidades de Nampula e Nacala.
No seu entender, é importante garantir alguns apoios para os professores de educação física e técnicos que trabalham para o desenvolvimento da modalidade.
Gilberto defende, igualmente, a transferência para as associações provinciais de alguns fundos do Estado alocados anualmente à federação no âmbito dos contratos-programa anuais.
–Também é necessário melhorarmos a preparação das nossas equipas para competições nacionais e internacionais. O número de equipas seniores é ainda limitado e isso exige maior empenho da associação para conferi-las maior rodagem competitiva para que representem condignamente a província nas provas nacionais e, sobretudo, internacionais.
Apontou o desafio de formação de treinadores e professores de educação física de Nampula, que “precisam de metodologia mais actualizada”.