Início » Pista de atletismo não é para concertos musicais

Pista de atletismo não é para concertos musicais

Por admin

O Parque dos Continuadores, um dos mais emblemáticos recintos desportivos moçambicanos, um legado do primeiro presidente de Moçambique, Samora Machel, nos últimos tempos tem vindo a ser destruído a mando de indivíduos que só pensam no seu bem-estar.

Aos poucos, a pista de tartan, colocada em substituição da de cinza, algo que custou dinheiro ao Estado Moçambicano, vai desaparecendo de tanto ser “torturada” nos dias em que o local acolhe espectáculos musicais.

São camiões carregados de material de palco que estragam e esburacam o solo do recinto, são as multidões que destroem tudo ai instalado para o desporto, enfim, são interesses individuais que estão na origem do desaparecimento daquele património estatal que é o santuário do atletismo nacional, que esculpiu aquela que se tornou campeã mundial e olímpica dos oitocentos metros da modalidade, Lurdes Mutola.

O Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana Jr, quando questionado, no fim da visita que efectuou aos recintos que acolheram as provas dos Jogos Africanos de 2011, se o Governo tinha algum plano de impedir que o Parque dos Continuares continue a ser destruído por pessoas de má fé para com o desporto, disse que a instituição que dirige vai submeter um projecto de reabilitação e valorização daquele local desportivo. 

Ainda este semestre a questão do Parque dos Continuares vai ser objecto de uma análise ao nível do Ministério da Juventude e Desportos para depois submetermos ao Governo aquilo que achamos que deve ser uma intervenção de fundo. A perspectiva é procurar valorizar aquela área e voltar a desempenhar o papel que sempre desempenhou. Tivemos campeões que saíram dali, revelou Fernando Sumana Jr.

Perguntado se os espectáculos musicais continuarão a ser realizados ali, o ministro respondeu dizendo que cada coisa vai ficar no seu lugar. Sitio onde é para praticar desporto, é onde devemos praticar o desporto. Se houver a possibilidade de aliar com outras actividades, perfeito. Não vejo uma pista de atletismo a ser palco de espectáculos musicais.

Nos últimos tempos, comenta-se que há indivíduos que procuram convencer o MJD a transformar o Parque dos Continuadores em espaço somente habitacional e comercial, o que passaria por destruição da pista de atletismo.

Sobre o assunto, o ministro da Juventude e Desportos sublinhou que o Estado vai fazer uma intervenção no sentido de valorizar aquela área. Sendo uma zona nobre, nós pretendemos colocar infra-estruturas de modo a servirem o desporto moçambicano.

Acrescentou que “não se trata de destruir a pista, mas de procurar reabilitar o espaço e equipa – lo de tal maneira que possa servir mais do que já serviu ao desporto. Quando nós falamos de atletismo a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o Parque dos Continuadores”.

Ainda sobre o Parque dos Continuadores, circulam informações de que alguém, mais esperto que os outros, já tem projectada a instalação de uma academia de futebol naquele local,  onde está programada para os dias 26 e 27 de Abril a realização de um grandioso espectáculo internacional de música zouk. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana