Início » Noémia vai jogar basquetebol nos EUA

Noémia vai jogar basquetebol nos EUA

Por admin

Noémia Massingue, jogadora de basquetebol, vai estudar e jogar basquetebol nos Estados Unidos de América (EUA), fruto duma bolsa disponibilizada pela Fundação Clarisse Machanguana.

Meio tímida, o sorriso no rosto é a única coisa que Noémia Massingue,15 anos de idade, não conseguia disfarçar no encontro de despedida havido no edifício sede do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, cidade de Maputo.

Com algumas dificuldades para discursar, disse que o objectivo que a leva de Moçambique para os EUA é mostrar a qualidade que o país tem em termos académicos bem como no desporto, em particular, no basquetebol. A bolsa contempla exclusivamente os estudos na escola Masters Schoool of  New York.

“Vou ter a oportunidade de mostrar o que os moçambicanos valem além-fronteiras, é mostrar que aqui se trabalha”, referiu Noémia, que na ocasião acrescentou sentir-se feliz pela oportunidade. Não é a primeira vez que Moçambique lança estudantes para se formarem no estrangeiro, mas a jogadora disse já ter feito o trabalho de casa.

“Tenho exemplos de três minhas colegas que viajaram para os Estados Unidos da América no ano passado, estou a interagir com elas e deram-me muita força, estão a transmitir me o legado e agradeço a elas por isso porque são mais velhas”, disse.

Para atrás ficam familiares, amigos da escola bem como da comunidade. Noémia diz ter noção dos desafios que lhe esperam, até porque trata-se de uma etapa nova que vai iniciar na sua carreira. “Aos que ficam desejo a mesma sorte, mesmo porque está aqui a Clarisse Machanguana, penso que vai-lhes dar a mesma chance, levar mais atletas, há mais oportunidades, vamos trabalhar”.

 Noémia diz que vai fazer o que estiver ao seu alcance para representar Moçambique da melhor forma, afinal de contas está a realizar um sonho. Os agradecimentos se estenderam aos treinadores que teve ao longo desta pequena caminhada, bem como aos pais.

Enquanto isso, os pais, Alexandre Massingue e Rafé José, dizem se satisfeitos com a bolsa que sua filha ganhou, frisando que ela tem o total apoio da família. Alexandre Massingue, disse que este é o culminar de um objectivo que tem como projecto para seus filhos, de vê-los a realizarem seus sonhos: “estou satisfeito, ela vai ficar longe, mas é uma sensação agradável e o bom é que ela vai se formar”.

Noémia notabilizou se no torneio Mini NBA, que se realiza anualmente no país. Jogadora do clube Ferroviário de Maputo, já foi campeã de basquetebol nos Jogos da CPLP, Sub 16, em Cabo Verde. Ganhou também o primeiro lugar da modalidade nos Jogos Escolares de 2013, em Tete. A atleta frequentava a Escola Secundária da Matola e partiu para os EUA na tarde de 17 de Agosto.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana