O líder destacado do “Moçambola”, União Desportiva do Songo, seis pontos, enfrenta hoje em casa o candidato ao título Ferroviário de Nampula, dois pontos, num desafio susceptível de provocar alterações no pelotão do Campeonato Nacional de Futebol.
Em dois jogos, a turma de Chiquinho Conde não vacilou, ao contrário dos “locomotivas” de Arnaldo Salvado, que empataram com ENH em Vilankulo e em casa com o Costa do Sol.
Este desafio será dirigido por Simões Guambe, assistido por Venestácio Cossa, Carlos Mussane e César Colar (quarto árbitro).
Outro grande jogo está agendado para Chibuto, onde a turma da casa enfrenta a Liga Desportiva de Maputo. As equipas somam quatro e três pontos, respectivamente.
O árbitro deste desafio será Arlindo Silvano, coadjuvado por José Mhula e Carlos Guambe. Abdul Scander será quarto árbitro.
No campo da Bela Vista, em Nacala, o Ferroviário local, três pontos, joga com 1º de Maio de Quelimane, um ponto. Os forasteiros estão avisados das dificuldades de jogar naquele recinto.
Os “locomotivas” de Zulu são favoritos a somar os três pontos em disputa, numa partida a ser dirigida por Paulo António, assistido por Abibo Adinane, Carlos Manuel e Júlio Goncalves (quarto árbitro).
O último classificado, sem qualquer ponto, Chingale de Tete, tem deslocação complicada ao terreno do ENH de Vilankulo, um ponto, também a precisar urgentemente de pontos para aliviar a pressão inicial do campeonato.
Os tetenses têm margem reduzida para errar neste encontro a ser dirigido por Filimão Correia, assistido por Raimundo Artur, Amisse Abacar e Daniel Cosme (quarto árbitro).
Na capital provincial do Niassa, a UP de Lichinga, três pontos, recebe outro primodivisionário, Associação Desportiva de Macuacua, dois pontos.
É daqueles desafios que a equipa de Víctor Matine promete apostar tudo para amealhar os três pontos. Mas, vale lembrar que este Macuacua já pontuou na deslocação ao terreno do Textáfrica.
Feliciano dos Santos será o árbitro, assistido por Raimundo Artur, Amisse Abacar e Daniel Cosme (quarto árbitro).
No campo da Soalpo, no Chimoio, o Textáfrica, um ponto, recebe Desportivo de Nacala, quatro pontos e imbatível até ao momento.
A turma anfitriã está pressionada a vencer e calha nesta jornada com um adversário aguerrido, por isso impróprio para facilidades.
O árbitro será Eduardo Chissano, coadjuvado por Joaquim Meirinho e Nelson Chichangue. Armando Nhambo vai exercer funções de quarto árbitro.
Entretanto, devido à participação do Ferroviário da Beira na Taça dos Campeões Africanos, a partida entre o Maxaquene e os “locomotivas” terá lugar na quarta-feira, no Estádio Nacional do Zimpeto.