Início » Mangujo admite adiamento das eleições

Mangujo admite adiamento das eleições

Por admin

Na conferência de imprensa da FMBoxe, dia 15 de Março, o vice-presidente, César Mufanequice, em exclusivo ao domingo, admitiu que aquela instituição não tem condições financeiras e logísticas para a organização de Assembleia Geral para a eleição de novos corpos gerentes, pelo que defende ao adiamento da mesma, para além de considerar a data de 24 de Março ilegal.

Na sequência, domingo entrevistou o presidente da Mesa da Assembleia-geral da FMBoxe, Hélder Mangujo, que deixou escapar a possibilidade de não haver eleições próxima sexta-feira.

Senhor presidente, a direcção da federação diz não ter dinheiro e condições logísticas para a organização da Assembleia geral dia 24 de Março. Assim sendo, como será feita a viagem dos presidentes das associações provinciais a Maputo e para seu alojamento e alimentação?

Não sei por que não tem condições logísticas. A competência que me cabe é convocar e organizar a Assembleia-geral. Se há motivos para não realização da Assembleia, a direcção da federação que me comunique por escrito. Não é minha função saber das contas. Vou continuar a fazer a minha parte. Se houver motivo forte vamos apreciar no fundo.

Quando reafirma que as eleições serão a 24 de Março parece saber onde trazer dinheiro. É isso?

Não cabe a mim. Não cabe a mim arranjar dinheiro. Em carta de 31 de Janeiro comuniquei a direcção da federação da necessidade de realização de Assembleia-geral para eleições. Até aqui não tive resposta. Dia 24 de Fevereiro convoquei a Assembleia-geral, com o conhecimento do Ministério da Juventude e Desporto. A convocatória foi tornada pública pelo jornal notícias (1 de Março). Dia 16, também através do notícias fixamos a data de 22 de Março como limite de entrega das candidaturas.

Será possível organizar eleições sem dinheiro?

Eu não conheço as contas da federação. Se houver motivo forte apresentado por escrito pela direcção da federação, adiamos as eleições. Não estou preocupado em adiar sem motivo. Se for por falta de associações, por estarem presente apenas duas, adio.

Um candidato pode patrocinar a vinda, alojamento e alimentação dos representantes das associações, devido a incapacidade financeira da federação?

Não sei se pode ou não pode. Não é relevante. O que me preocuparia é a presença das associações. Já tenho disponibilizada pelo MJD uma sala no Zimpeto para a realização da Assembleia-geral.

Já agora, que dificuldades teve para em quatro anos não convocar anualmente a Assembleia-geral ordinária?

Não cabia só a mim. Eu tenho poder de convocar. Os outros propõem. É bom recordar que eu já fui presidente interino da federação por seis meses indicado pelo Ministério da Juventude e Desporto. Organizei a Assembleia-geral e campeonato nacional. Depois entrou Big-Ben (Benjamim Uamusse), empossado por mim, assim como todo seu elenco. De lá para cá não vi necessidade de convocar Assembleia-geral e ninguém propôs para o efeito.

Sabe quando terminou o mandato do elenco de Big-Ben?

…ano passado.

Dizem que foi há dias!

Mesmo que fosse ontem já estaria fora de mandato. Nem que fosse dia 23 de Março de 2017. É por isso que marquei a assembleia para dia 24 de Março.

Vai assistir aos combates de boxe hoje (17 de Março)?

Vamos deixar outros assuntos para depois…

  

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana