A Selecção Nacional de Futebol “Mambas” joga terça-feira em Lisboa, capital portuguesa, com a sua congénere de Cabo Verde, em desafio de carácter particular. O conjunto moçambicano seguiu quinta-feira a Lisboa depois de cumprir duas sessões de treino em Maputo, o primeiro deles no campo do Maxaquene, facto que irritou o técnico Abel Xavier devido às condições daquele relvado.
De resto, Abel Xavier lembrou que ele e os jogadores são sérios e quando determinadas condições não são criadas, torna-se difícil conquistar os resultados desejados.
Da convocatória inicialmente divulgada, ficaram de fora os avançados Domingues e o defesa Malembana, ambos com queixas físicas. Para o lugar do capitão, foi chamado Witi, do Nacional da Madeira, Portugal.
Abel Xavier referiu sexta-feira que o desafio contra Cabo Verde é para vencer e consolidar o modelo de jogo dos “Mambas”, que não altera independentemente do palco do jogo.
– É um jogo que queremos ganhar, crescer, contra um adversário motivado, por isso antevejo adversidades para ambas equipas. O nosso modelo de jogo está interiorizado pelos jogadores e nesta partida vamos dar seguimento ao trabalho que temos feito.
Entretanto, contrariamente ao inicialmente anunciado, a selecção moçambicana não vai mais jogar com a Guiné-Equattorial, alegadamente porque um agente daquele país que se tinha comprometido em pagar algumas despesas do jogo manifestou indisponibilidade.
Estranhamente, no dia do anúncio do referido desafio, o Secretário-Geral da Federação Moçambicana de Futebol, Filipe Johane, não se referiu a qualquer agente FIFA e até disse que a realização da partida tinha sido acordada entre as federações dos dois países.
Eis a convocatória:
Guarda-redes: Guirrugo (Costa do Sol) e Víctor (Ferroviário de Nacala).
Defesas: Bheu (Nacional), Kito (Costa do Sol), Zainadine (Maritimo), Jeitoso e Edmilson (Cape Town) e Reinildo (Sporting Covilhã).
Médios: Clésio (Panetolikos), Telinho (Liga Desportiva de Maputo), Raúl (Ferroviário de Nampula), Geraldo (Nacional), Kambala, Luís Miquissone e Cremildo (União Desportiva do Songo), Lóló (Costa do Sol) e Gildo (Maritimo).
Avançados: Witi (Nacional), Ratifo (FC Koln II), Lau King (Desportivo de Nacala) e Isac (Costa do Sol).