Início » Inácio Bernardo demitido do Fundo de Promoção Desportiva

Inácio Bernardo demitido do Fundo de Promoção Desportiva

Por admin

Texo de Custódio Mugabe
Inácio Bernardo já não é Director-Geral do Fundo de Promoção Desportiva (FPD), por decisão do ministro da Juventude e Desporto, Alberto Nkutumula. O governante ainda não indicou o sucessor do antigo treinador de basquetebol.

Nomeado em Novembro de 2013, Inácio Bernardo deixa o cargo abruptamente, sem quaisquer explicações públicas por parte da direcção do ministério.

De resto, a exoneração de Inácio Bernardo ocorreu há sensivelmente um mês, mas a liderança do MJD mantém segredo por razões inconfessáveis, alimentando, por via disso, especulações de vária índole nos corredores daquela instituição.

O nosso jornal contactou vários quadros do MJD sobre a matéria, os quais, nos confirmaram o facto e adiantaram que reina um clima de tensão naquela entidade.

Ao que apurámos, Inácio Bernardo foi indicado para ser assessor de desporto do ministro Alberto Nkutumula, cargo que se diz ser fictício, dado que a exoneração do mesmo das funções de Director-Geral do FPD não foi pacífica.

As funções de assessoria são normalmente exercidas por quadros de confiança do ministro, e não estamos perante essa situação. A mudança de Director-Geral do FPD para assessor não é promoção, mas uma despromoção– alertam nossas fontes.

O antigo Director-Geral do FPD vai ocupar a vaga deixada por Martinho Fernandes, quadro sénior do MJD que vai reformar brevemente.

Os nossos informantes apontam que a exoneração de Inácio Bernardo está ligada à gestão financeira problemática de alguns projectos em curso, nomeadamente a requalificação do Parque dos Continuadores, a construção do Complexo Desportivo de Pemba e a gestão do Complexo Desportivo do Zimpeto, este último transformado em fonte de receita do ministério.

O Complexo Desportivo de Zimpeto tem apresentado prejuízos financeiros no balancete do FPD, devido a constantes avarias de equipamentos.

Ano passado, depois do desfile das Forças Armadas de Defesa e Segurança, em Setembro, o Governo desembolsou cerca de cinco milhões de meticais para a reposição da relva danificada no Estádio Nacional do Zimpeto.

Por outro lado, as máquinas que suportam o funcionamento das piscinas olímpicas sofrem avarias sistemáticas. Por isso, as piscinas estão transformadas em autênticos elefantes brancos.

Basta dizer que a selecção de natação que vai participar nos Jogos Africanos de Brazzaville treinou-se numa piscina de 25 metros porque a do Zimpeto (50 metros) está mais uma vez indisponível, sendo esta uma contrariedade porque em Brazzaville as competições terão lugar em piscinas de 50 metros.

Na direcção do FPD, Inácio Bernardo sucedeu ao engenheiro Altenor Pereira, que foi Presidente do Conselho de Administração (PCA) por mais duma década. Por alteração dos estatutos, o FPD deixou de ter PCA e passou a ser liderado por um Director-Geral.

Antes de ser nomeado Director Geral do FPD, Inácio Bernardo ocupou durante sete anos o cargo de Director Nacional do Desporto. Ingressou no ministério depois de fazer carreira no basquetebol, onde foi treinador de clubes como Desportivo, Costa do Sol, Maxaquene, Desportivo da Matola e selecção nacional.

Texto de Custódio Mugabe
custódio.mugabe@yahoo.com.br

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana