Início » Governo vai intensificar movimento desportivo escolar

Governo vai intensificar movimento desportivo escolar

Por admin

O Ministério da Juventude e Desporto (MJD) vai intensificar o movimento desportivo nas escolas do país através da formação de professores de educação física e jovens atletas, e introdução de competições escolares regulares, para além de construção ou reabilitação de infra-estruturas.

A decisão foi anunciada pelo ministro do sector, Alberto Nkutumula, no final do 16° Conselho Coordenador daquele ministério que decorreu nos dias 30 de Junho e 01 de Julho corrente em Boane, distrito da província do Maputo.

Os quadros da Juventude e Desporto assumiram realizar acções que culminem com a transformação do desporto escolar no centro da actuação ministerial, o que vai permitir a abundância de atletas talentosos para posteriormente serem seleccionados para competições internacionais.

Alberto Nkutumula disse que devemos voltar à escola para alavancar o desporto nacional. “Estamos empenhados na organização dos Jogos Escolares, caracterizados por competições regulares entre turmas, escolas, distritos e provinciais., facto que culminará com uma participação dos alunos-atletas no Festival dos Jogos Escolares realizado em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano”.

Conforme foi decidido, será feito um alinhamento entre o Festival Nacional dos Jogos Escolares e as competições desportivas regionais e internacionais, na perspectiva dos jogos escolares alimentarem as selecções nacionais.

A nível das províncias, serão criados clubes escolares para competir regularmente entre turmas, escolas e distritos, com um calendário previamente aprovado.

Alberto Nkutumula qualificou de “importante” a formação massiva de agentes desportivos, pelo que o ministério que dirige vai trabalhar com maior afinco no modelo de formação de professores de educação física, adequada à realidade nacional, buscando acima de tudo desenvolver nos formandos competências do saber fazer.

Outro pilar de actuação do MJD será a construção de infra-estruturas, sendo prioritário construir ou reabilitar campos desportivos em espaços terraplanados em todos os distritos, em parceria com os governos locais e outras entidades.

Neste quesito, Nkutumula congratulou-se com a construção, em apenas 30 dias, de 17 campos terraplanados em igual número de distritos nas províncias de Niassa, Zambézia e Tete. “Vamos nos concentrar aqui e no desporto escolar. Não devemos desperdiçar esforços”, alertou Nkumula.

PARQUE DOS CONTINUADORES CONCLUÍDO

Os quadros do MJD não conseguiram disfarçar a satisfação pela conclusão das obras de reabilitação da pista do Parque dos Continuadores, que vai reabrir brevemente ao público para a prática desportiva após beneficiar de obras de reabilitação.

Após longo período em mau estado, a infra-estrutura foi reabilitada depois duma engenharia financeira operada pela direcção do MJD, que desviou parte do orçamento inicialmente destinado a outras obras em curso, nomeadamente o Centro de Excelência Desportiva de Gondola e o Complexo Desportivo de Pemba.

Conforme sublinhou ao domingo o director geral do Fundo de Promoção Desportiva, Adamo Bacar, quer o Complexo de Pemba, quer o centro de Gondola, estão a ser construídos em fases, pelo que parte das suas infra-estruturas já está disponível aos utentes.

Sobre a gestão e crescimento daquele tipo de complexos, o ministro Alberto Nkutumula sublinhou a necessidade de abrir espaços para manifestações de interesse por parte doutras entidades para exploração de áreas disponíveis.

– Mas tem de ser projectos auto-sustentáveis, que não criem encargos ao Estado mas que permitam rentabilizar e criar rendimentos ao Fundo de Promoção Desportiva. Esta deve ser a filosofia para nos livrarmos cada vez mais do Orçamento Geral do Estado para a realização das nossas actividades,observou.  

JOGOS OLÍMPICOS E DA CPLP

O Conselho Coordenador do MJD teve a particularidade de realizar-se na véspera da participação de Moçambique em dois eventos internacionais, designadamente os Jogos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), a decorreR em Cabo Verde, e Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, nos meses de Julho e Agosto, respectivamente.

O director do Instituto Nacional do Desporto (INADE), Salazar Picardo “Faísca”, informou que Moçambique vai levar a Cabo Verde 68 atletas das modalidades de andebol, basquetebol, vólei de praia, atletismo (convencional e adaptado), futebol e taekwondo.

Relativamente aos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Moçambique tem já quatro atletas qualificados por mérito desportivo, designadamente Kurt Couto (atletismo), Marlon Acácio (judo) e a dupla de canoagem formada por Joaquim Lobo e Mussa Tuabuldine.

Notar que a participação moçambicana poderá atingir o número de oito atletas, considerando que há vagas para convidar atletas de natação (dois), boxe e atletismo (um cada). Apenas um nadador será masculino porque as três vagas são para atletas femininas.

A propósito do atletismo, o Secretário-Geral do Comité Olímpico de Moçambique, Aníbal Manave, anunciou que persistem dificuldades de encontrar uma atleta feminina para convidá-la ao evento. “Estamos à procurar e está difícil encontrá-la”, atirou.

Texto de Custódio Mugabe
custodio.mugabe@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana