Início » Futebolistas unidos por Nyusi em Namaacha

Futebolistas unidos por Nyusi em Namaacha

Por admin

Seis equipas federadas e duas de veteranos estiveram, de 13 de Setembro a 5 de Outubro, a jogar por Filipe Jacinto Nyusi em torneio a si dedicado pela Organização Moçambicana da Juventude(OJM) ao nível do distrito de Namaacha, província de Maputo.

Do torneio participaram as equipas federadas do Benfica de Namaacha, Clube de Namaacha, Académica de Namaacha, OJM de Namaacha, Nossa Senhora de Fátima da Namaacha e Águas de Namaacha. 

Ao nível de veteranos, as equipas participantes na prova foram Babalaza e Vila FC, que normalmente realizam jogos aos domingos, mesmo para o babalazar dos seus jogadores. Vila FC ganhou dois dos três jogos e perdeu um, tornando-se vencedor.

Em federados o torneio Nyusi foi ganho pelo Benfica de Namaacha, que somou três vitórias e um empate, seguido de Nossa Senhora de Fátima, três vitórias e uma derrota e em terceiro lugar ficou Águas de Namaacha. Estes receberam taças, para além de medalhas distribuídas a todos participantes.

O evento, cuja organização coube a OJM local, teve como patrocinador o Partido Frelimo. Seu idealizador foi Domingos Langa, membro da brigada central de campanha eleitoral afecto ao distrito de Namaacha.

Langa é um desportista de mão cheia, que foi presidente da Federação Moçambicana de Xadrez e é actualmente o dono da Academia de Xadrez da Matola, responsável pela massificação da modalidade nos distritos da provinha de Maputo.

Thedin Zitha, chefe da comissão organizadora do torneio, contou ao nosso jornal que o objectivo do certamente era de divulgação da mensagem da Frelimo e da imagem do seu candidato às eleições presidenciais de 15 de Outubro, Jacinto Filipe Nyusi.

“Não temos dúvidas de que o objectivo do torneio está alcançado. Por semana conseguimos pôr a jogar 144 jovens, pertencentes às equipas que participam no campeonato distrital de futebol anualmente”, referiu Thedin Zita.

O melhor marcador foi Acácio Benesse, do Benfica de Namaacha, com seis golos, e melhor guarda-redes Jojó, de Águas de Namaacha, três golos sofridos.

Frelimo é pai…

Nyusi é bom filho

Ainda se jogavam os últimos minutos da última partida, envolvendo Águas de Namaacha e Académica de Namaacha (1-0), quando a escuridão nos forçou a entrevistar dois jogadores, um estatelado fora das quatro linhas e outro na baliza na vigia dos avançados contrários.

O primeiro a ser entrevistado foi o avançado Samuel Marcelino, da Académica, que estatelado fora das quatro linhas se queixava de dor da coxa da perna esquerda. Antes de lhe dirigismos pergunta, o socorremos à maneira, já que do seu banco ninguém se apercebia do seu pedido de socorro.

Já se sente bem?

Sim! Obrigado.

Espera ai. Como se chama e quantos anos de idade tem?

Chamo-me Samuel Marcelino. Tenho dezassete anos. Obrigado. Já vou jogar.”

Calma. Gostou deste torneio?

Gostei porque joguei bem. Nossa equipa é forte.

Tem algo a dizer sobre o candidato Nyusi?

Admiro-lhe bastante. Chega. Tenho que entrar antes de o jogo acabar.

E já lá dentro, fez duas lindas jogadas que por pouco davam em golos.

Seguiu-se a conversa com Jojó, guarda-redes de Águas de Namaacha. Uma conversa curta mas várias vezes interrompida, já que o jogador tinha que estar atento às incursões dos avançados da Académica que a todo custo procuravam golo de empate.

Como se chama?

Chamo-me Jojó Galinheiro.

Que achou deste evento?

Espera ai. Espera aí… Sim, diga.

Estava a perguntar-lhe se gostou deste torneio dedicado ao candidato da Frelimo, Filipe Nyusi.

Foi uma boa iniciativa. Em tempo de campanha também se massifica o desporto.

Quantos anos têm de idade?

Tenho vinte e dois anos. Afasta, afasta…Isso mesmo, tenho vinte e dois anos. Tem outra pergunta.

Tenho a última. É pela Frelimo e o seu candidato?

Olha isso. É uma pulseira com nomes de Nyusi e Frelimo. A Frelimo é pai de todos os partidos moçambicanos. Aqueles da Renamo primeiro foram da Frelimo. Mesmo os do MDM são filhos da Frelimo.

Filhos revoltosos!

Filhos nascidos da Democracia. Isso mesmo, a democracia obriga-nos a termos muitos partidos. Que fazer!

Manuel Meque

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana