Desporto

“Mambas” voltam a picar

Texto de Custódio Mugabe

• Moçambique, 2 – Cabo Verde, 0

Moçambique conquistou ontem a sua primeira vitória no Grupo F de qualificação ao CAN Marrocos 2015, derrotando por duas bolas sem resposta a Selecção Nacional de Cabo Verde, em partida disputada no Estádio da Machava.

Naquele que foi o primeiro jogo oficial na história entre Moçambique e Cabo Verde, foi natural o estudo mútuo nos primeiros dez minutos da contenda, período durante o qual os dois guarda-redes foram meros assistentes.

Cabo Verde sentiu que podia fazer algo melhor e agigantou-se, empurrando a selecção moçambicana para junto do guarda-redes Ricardo Campos.

Dário Khan e Mexer foram mais solicitados a intervir e saíram-se a contento, se bem que o jogo de Moçambique continuava curto e os contra-ataques eram quase nulos, com Sonito amarado entre os defesas cabo-verdianos.

Ao meio da primeira parte, os “Mambas” contrabalançaram a partida e até assumiram o protagonismo, sem, contudo, criarem muito perigo na baliza adversária.

Com Cabo Verde a entregar a iniciativa do jogo aos moçambicanos, Josimar, Kito e Domingues surgiram mais vezes nas imediações da área contrária.

Como corolário desse atrevimento, o ataque moçambicano ganhou uma falta na ponta esquerda, com Domingues na conversão a levar o esférico a roçar o poste esquerdo da baliza cabo-verdiana depois dum desvio defensivo.

Estava dado o aviso e aos 43 minutos Kito inaugurava o marcador na conclusão duma combinação genial com Sonito, rematando sem hipótese de defesa para o “keeper” cabo-verdiano.

Como se adivinhava, a selecção forasteira entrou a todo gás na etapa complementar, forçando o empate. Nas bancadas do Estádio da Machava cogitava-se um recuo dos “Mambas”.

Mas nada disso aconteceu. Pelo contrário, a selecção moçambicana manteve uma postura de ataque, determinando nalguns momentos o ritmo do desafio.

Aos 57 minutos, Garry falha o empate, ao rematar rasteiro ao lado do poste direito de Ricardo Campos.

No minuto 62 João Chissano ordena uma alteração de mestre no onze dos “Mambas”, com a entrada de Reginaldo para o lugar de Sonito.

Substituição de mestre porque no seu primeiro remate à baliza Reginaldo amplia o marcador para dois a zero. Como?

Domingues desmarcar-se à esquerda do ataque, levanta a cabeça e encontra Josimar, que, por sua vez, encosta para o remate vitorioso de Reginaldo, com o guarda-redes Vozinha pregado entre os postes.

A euforia tomou conta do Estádio da Machava. Porém, Cabo Verde ainda acreditou num golo de consolação e construiu jogadas para tal. Mas foi um Moçambique que esteve muito perto do 3-0 do que de consentir um golo.

Os dois emblemas voltam a cruzar-se quarta-feira, na cidade da Praia, em desafio da quarta-jornada. Cabo Verde continua líder do grupo com seis pontos, contra cinco de Moçambique, na segunda posição.

Outas selecções do Grupo, Zâmbia e Níger, jogaram entre si ontem, num desafio que terminou depois do fecho da presente edição.

Como alinharam as equipas:

Moçambique: Ricardo Campos, Zainadine Jr., Mexer, Dário Khan, Miro, Simão, Momed Hagy, Josimar (Isac), Kito, Domingues e Sonito (Reginaldo).

Cabo Verde:Vozinha, Babanco, Stupira, Varela, Carlitos, Gege, Odair, Calú, Sita, Zé Luís, Garry, Cuca, Kam, Reckes, Heldon, Jerry, Nuno, Janniny

os jogadores cumpriram

– João Chissano, treinador dos “Mambas

“É um resultado óptimo, estão de parabéns os jogadores, não entramos bem no jogo mas depois acertamos. É preciso considerar que Cabo Verde não é uma selecção qualquer. Marcamos e soubemos nos defender e estivemos perto do 3-0 do que de sofrer um golo.

Moçambique ganhou bem

– Rui Águas, treinador de Cabo Verde

“Moçambique ganhou bem pela primeira parte que fez, não entramos ao nível do que podíamos e devíamos e eles marcaram primeiro, o que tornou difícil o nosso jogo. Na quarta-feira temos que melhorar e jogar bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo