Início » Financiamento pode atrasar arranque do “Moçambola”

Financiamento pode atrasar arranque do “Moçambola”

Por admin

.LMF e clubes acordam dia 18 de Fevereiro para início do campeonato nacional

Motivos logísticos podem atrasar o início do Campeonato Nacional de Futebol, também conhecido por  “Moçambola”, projectado para 18 de Fevereiro próximo, conforme o entendimento alcançado entre a direcção da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) e os clubes na passada terça-feira.

A alteração do mês do início do “Moçambola” – de Março para Fevereiro – ainda não é um dado adquirido por força da (in)capacidade financeira do órgão organizador da competição, a Liga Moçambicana de Futebol.

Segundo uma decisão inicial tomada já em finais do ano passado, o “Moçambola”-2017 devia arrancar no dia 11 de Fevereiro para permitir um melhor aproveitamento da época futebolística.

Ao iniciar o campeonato um mês antes do habitual, a direcção da LMF pretende reduzir o número de jornadas por disputar ao meio da semana, por um lado, e proporcionar uma maior rodagem às equipas qualificadas para as competições africanas, nomeadamente o campeão Ferroviário da Beira e o vencedor da Taça de Moçambique, a União Desportiva do Songo.

Para além disso, o calendário de competições aprovado pela Federação Moçambicana de Futebol reserva 16 finais de semana para os jogos da Selecção Nacional “A”, a contar para as eliminatórias de qualificação às fases finais do Campeonato Africano das Nações Interno (CHAN 2018) e Campeonato Africano das Nações (CAN 2019).

Todavia, a ideia sofreu semana finda uma alteração por parte dos clubes envolvidos no “Moçambola”, os quais pretendem pelo menos mais uma semana de preparação, indicando a data de 18 de Fevereiro como sua preferência. Aliás, algumas colectividades insistiam que só estariam aptas para entrar em competição a partir do dia 25 de Fevereiro porque actualmente estão a apetrechar os seus plantéis e só começam a trabalhar em Janeiro próximo.

LOGÍSTICA

Acordada a data desportivamente ideal para o início do campeonato nacional, a direcção da LMF desdobra-se agora em fechar acordos com os parceiros que suportam a prova, a maioria dos quais tradicionais.

A verdade é que as negociações, apesar de promissoras, ainda não surtiram o efeito desejado, o que significa que ainda não está totalmente garantido o início do campeonato no dia 18 de Fevereiro.

Abordado a respeito pelo domingo, o presidente da Liga Moçambicana de Futebol, Ananias Couana, reconheceu que em termos logísticos ainda não existem garantias do início do campeonato na data prevista. “Mas estamos a trabalhar para isso e por enquanto não temos motivos de extrema preocupação”, afirmou.

Administrativamente o nosso pensamento é iniciar com o campeonato no dia 18 de Fevereiro. Os clubes já trabalham tendo em conta essa data e nós vamos realizar o sorteio no dia 22 de Dezembro na sede da Federação Moçambicana de Futebol. Estamos empenhados em garantir a logística da prova e brevemente vamos renovar acordos com os parceiros.

Couana assumiu ao nosso jornal que será o desfecho das negociações em curso que vai confirmar a data de 18 de Fevereiro para o início do campeonato. A actual situação económica do país está a influenciar o desembolso de verbas para o desporto, em geral, e o futebol, em particular.

A LMF assume despesas de transporte aéreo e alojamento dos 16 clubes envolvidos, para além dos árbitros. Em várias épocas, as receitas foram insuficientes para cobrir o total de despesas, havendo, por isso, algumas contas por saldar com diferentes fornecedores de serviços.

Custódio Mugabe
custodio.mugabe@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana