Início » Este é o momento de celebração do talento

Este é o momento de celebração do talento

Por admin

O Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, considera que o XI Festival Nacional dos Jogos Escolares que arrancou ontem na cidade de Tete é momento de celebração do talento dos jovens participantes.

O Chefe do Estado presidiu na manhã de ontem à cerimónia de aberturado XI Festival Nacional dos Jogos Escolares, decorrida no campo do Desportivo de Tete, recinto que foi demasiado pequeno para acolher a moldura humana que acorreu ao local,

Dirigindo-se aos jovens estudantes participantes no certame, o Presidente da República ressaltou que o festival é momento de celebração do talento, da auto-disciplina, da determinação e da persistência, princípios basilares para a forja de atletas de craveira nacional e internacional.

“Esperamos pois que ao longo desta festa da família desportiva moçambicana todos se empenhem no trabalho de equipa, na disciplina individual e colectiva, no fair play e na colocação da auto-estima como divisa, a auto-superação como meio e a conquista de bons resultados, sejam sociais ou desportivos, como um fim”, observou Guebuza.

O Presidente da República disse que estas e outras realizações individuais e colectivas só serão possíveis, como tem sido até agora, num ambiente em que a paz impera e se consolida no quotidiano.

“Por isso, nos recintos desportivos e fora deles, nos pátios escolares e nas salas de aulas, continuemos a cultivar o amor à paz, a consciência de cidadania e a aversão a todos os tipos de atitudes, comportamentos e práticas que possam perigar o bem colectivo dos moçambicanos: a paz”.

No entender do Chefe do Estado, os Jogos Escolares são oportunidade de elevação da moçambicanidade, da beleza da diversidade cultural do país e da preservação e promoção do sistema de valores dos moçambicanos.

“São onze edições de elevação da nossa auto-estima, consolidação da Unidade Nacional e da cristalização da consciência de comunhão de destino”,vincou.

Disse que para a realização do festival em Tete foi necessário vencer o desafio que nos é colocado pela pobreza que, neste caso particular, se reflectia através da baixa qualidade de infra-estruturas gimno-desportivas.

“Testemunhamos hoje que Tete dispõe de infra-estruturas reabilitadas que a colocam em melhores condições para uma maior promoção do desporto, não só a nível escolar mas também ao nível federado”, congratulou-se.

O Chefe do Estado deixou uma mensagem “muito especial” aos estudantes, para que se protejam cada vez mais do HIV/SIDA.

“Não se deixem influenciar por comportamentos irresponsáveis para se transformarem em estatísticas dos infectados e afectados por esta pandemia”, apelou.

FESTA COLORIDA

A cerimónia de abertura do Festival dos Jogos Escolares foi colorida pela actuação de vários grupos culturais e de ginástica massiva, com uma coreografia de 200 alunos das escolas de Tete.

As danças locais nyao e ntsonge contagiaram as delegações provinciais, as quais, durante o desfile, entoaram canções originárias, saudando a realização do evento.

Na sua mensagem, os alunos destacaram a importância da festa desportiva nacional por unir cada vez mais os moçambicanos oriundos de diferentes pontos do país.

O evento movimenta estudantes com idades compreendidas entre os 11 e 16 anos, que competem nas modalidades de futebol, andebol, voleibol, basquetebol e atletismo. Os Jogos Tradicionais entram na festa a título demonstrativo. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana