Início » ENH cria clube para atacar “Moçambola”

ENH cria clube para atacar “Moçambola”

Por admin

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) apresentou ontem, sábado, em Vilanculo, o seu clube e equipa de futebol 11 denominada ENH-FC. O clube inicia-se com duas equipas de futebol-onze, sendo uma principal (de séniores) e outra de juvenis.

A equipe de futebol 11, com um plantel de 25 jogadores, vai a partir desta época disputar o campeonato provincial de futebol de Inhambane 2014  com o desafio de apurar-se ao “Moçambola” 2015 num horizonte de 2 anos, isto é, em 2016.

A equipa foi criada no âmbito da Responsabilidade Social Empresarial da  Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, que se dedica a actividade de pesquisa, desenvolvimento e exploração de hidrocarbonetos.

Com a criação da equipa é perspectiva da ENH encarar a actividade desportiva como potencial factor de desenvolvimento da personalidade, fortalecimento da auto-estima e espirito de sacrifício, bem como de superação dos jovens desportistas.

A apresentação do clube foi marcada por uma partida de futebol amigável,  entre a ENH- FC e o Ferroviário de Inhambane, outro emblema com ambições de ascender ao “Moçambola”, depois da despromoção do Vilanculo FC, ano passado.

Segundo Joaquim Caronga, administrador financeiro da ENH, foi um momento marcante para a história da empresa que espera contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional.

– Na verdade o que estamos a fazer é a revitalização da antiga equipa de futebol da empresa, antes conhecida por “Clube Desportivo da Hidrocarbonetos que chegou a participar no campeonato distrital de futebol na decáda noventa. Contamos com esta acção incrementar as intervenções que a ENH tem estado a fazer na área do desporto, e ter uma equipa que faça a diferença, observou.

Acrescentou que o treinador principal da equipa, Eurico da Conceição, promete trabalhar para vitórias. “Eurico da Conceição está bastante optimista. Apesar de ser uma equipa nova, acredito no potencial dos meus jogadores para competirem em pé de igualdade com as equipas mais antigas de Inhambane e que participam neste campeonato”.

A equipa de futebol da ENH conta com jogadores de renome como Sergito, ex-capitão do Vilanculo FC, Sandey, uma das aquisições de relevo proveniente do Matchedje, e Filipe, também ex-defesa dos “militares” de Maputo.

A equipa de juvenis poderá ser constituída até o fim do ano e pretende-se que sirva de viveiro de futuros jogadores que irão alimentando a equipa sénior ao longo dos anos. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana