Início » ELEIÇÃO DA NOVA DIRECÇÃO DA FEDERAÇÃO: Direcção e Mesa trocam acusações

ELEIÇÃO DA NOVA DIRECÇÃO DA FEDERAÇÃO: Direcção e Mesa trocam acusações

Por admin

A direcção da Federação Moçambicana de Boxe (FMBOXE), presidida por Benjamim Uamusse (“Big-Ben”), e a Mesa da Assembleia Geral, cujo presidente é Hélder Mangujo, estão a divergir na data de eleição de novos corpos gerentes da agremiação e dos métodos a seguir até a esse acto, que é aguardado por todos fazedores de boxe.

Mangujo mandou publicar no jornal “notícias” de 1 de Março a convocatória para a realização da assembleia-geral eleitoral no dia 24 de Março.

Logo a seguir à convocatória começou-se a ouvir a intenção do político, empresário e apresentador de TV Gabriel Jr. de se candidatar a presidente da FMBoxe, ao mesmo tempo que se começou a falar da provável candidatura de Nickls Esculudes, actual presidente da Associação de Boxe da Cidade de Maputo.

O que parecia brincadeira passou a realidade. Gabriel Júnior pomposamente lançou a sua campanha no dia 10 de Março, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em que se fez acompanhar por quase todos os fazedores do boxe residentes na capital do país.

A direcção da FMBOXE não gostou da convocação das eleições sem observância do prazo de antecedência de trinta dias, nem de ouvir alguém a dizer que era candidato sem que primeiro se aproximasse da federação para saber dos requisitos necessários, incluindo os que a AIBA (Federação Internacional do Boxe Amador) passa a impor. Então, convocou uma conferência de imprensa para o dia 15, na sua sede.

Contrariamente ao que se esperava, ao invés de ser “Big-Ben”, o orador foi César Mufanequice, vice-presidente, que coube dizer “nós não compactuamos com ilegalidades. Não nos associamos à realização de eleições no dia 24 de Março, cuja convocatória não obedeceu critérios de legalidade, para além de não ter sido acompanhada do timbre e carimbo da federação. Quem quiser ser candidato primeiro que nos venha consultar”.

O presidente da Mesa da Assembleia Geral, Hélder Mangujo, não gostou do que lhe chegou aos ouvidos e no mesmo dia convocou a imprensa para uma conferência na qual desvalorizou as alegações da direcção da FMBoxe e garantiu que no que cabe à sua responsabilidade as eleições serão no dia 24 de Março.

 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana