Início » Desportivo terá bom nível

Desportivo terá bom nível

Por admin

Dez anos depois de sagrar-se campeão nacional pelo Desportivo de Maputo, o treinador Uzaras Mohomed regressa ao comando da equipa principal de futebol para resgatar a mística do histórico clube e devolver alegria à família “alvi-negra”.

Após uma época difícil agudizada por tensão na sua gestão, o Desportivo de Maputo viu a direcção encabeçada por Michel Grispos bater com a porta, deixando no ar muitas dúvidas com relação ao futuro imediato do clube.

É neste contexto que foi criada uma Comissão de Gestão dirigida por Danilo Correia, a qual, tratou de olhar para o interior do clube e sua própria história para arrumar a equipa principal de futebol, tendo com toda naturalidade se destacado o nome de Uzaras Mohomed.

Ao técnico, foi colocado o desafio de construir uma equipa coesa que garanta a manutenção no campeonato nacional, “Moçambola”, preparando, em simultâneo, um conjunto para daqui a três anos atacar os títulos nacionais.

O treinador já está no terreno à conquista desse desafio, e, em entrevista ao domingo, assume que estão criadas as condições para a família “alvi-negra” voltar a sorrir.

Há uma ideia popular de que Uzaras Mohomed herda um Desportivo desfigurado e sem grandes ambições. Confirma?

Vim encontrar um Desportivo não tão desfigurado como se propala por aí. Encontrei uma equipa que perdeu algumas peças fundamentais, mas que está em pé, com uma nova Comissão de Gestão, com pessoas que demonstram uma força de resgatar o clube para outros patamares. O que sinto é que há uma união muito forte entre os novos e os dirigentes que se demitiram. Há uma boa partilha de sensibilidades. Sinto que há transmissão de conhecimentos dum grupo para outro, portanto, não vejo um Desportivo dividido entre os que deixaram a direcção e os que entraram. Há cumplicidade entre as partes.

Está a dizer que há condições para termos um Desportivo a bom nível na época 2016?

Sinto que há uma grande vontade da Comissão de Gestão de procurar junto dos parceiros do clube condições para que a época 2016 decorra sem sobressaltos. Tenho notado uma grande dedicação por parte do Senhor Danilo Correia, muito bem acompanhado pelos senhores Manuel Braga, Manhiça e outros membros da Comissão da Gestão. Estou confiante que o Desportivo vai apresentar-se num bom nível, que já habituou a sua massa associativa.

CHEGAR AO FIM COM TRANQUILIDADE

Que desafio lhe foi colocado neste seu regresso à equipa principal, dez anos depois?

Primeiro a direcção propôs-me o desafio de formar uma equipa jovem partindo dos que cá ficaram e introduzir novos atletas com uma filosofia à Desportivo, procurando fazer um campeonato tranquilo sem quaisquer exigências de títulos. É preciso colocarmos o Desportivo a jogar tranquilamente até ao fim, sem andar com a corda no pescoço como sucedeu este ano. Nossa ideia é construir uma equipa nova a pensar no futuro. Este ano é para dar tranquilidade a toda família alvi-negra sem pensar em títulos, mas claro que se surgirem não vamos deixar de desfrutar. Mas os títulos não são a primeira exigência. Pessoalmente, como sempre, me exijo mais do que me pedem. Depois de fechar o plantel, poderei colocar minha fasquia em jogo, mas sem descurar do que a direcção me propôs.

E como está o plantel agora?

Perdemos muitos jogadores, alguns deles preponderantes, mas aquilo que vejo nos primeiros treinos de captação, juntando com o desejo manifesto doutros jogadores em representar o Desportivo, estou em crer que quando reabrimos os treinos, em Janeiro próximo, teremos jogadores à altura de colmatar as saídas.

Estão assegurados reforços? Podemos saber quem são?

O que posso dizer é que estamos no mercado à procura de jogadores e no devido momento vão conhecer, mas existe um conjunto de jogadores já abordados e muitos outros que tem manifestado interesse de representar o Desportivo.

Com quantos jogadores vai contar?

Tem sido exigência da prova principal ter 26 jogadores. Teremos mais quatro juniores a trabalharem com a equipa sénior e com probabilidades de virem a integrar o plantel principal.

Assumindo que tem informação sobre outros clubes, espera alcançar seu objectivo com normalidade?

Não tenho muita informação do que os outros estão a preparar, mas pelo que acompanho na imprensa, sei que grande maioria dos clubes está a potenciar-se com treinadores moçambicanos. Por aí, acredito que podemos ter uma época boa, porque está provado que os treinadores nacionais têm muito valor por aquilo que tem vindo a conquistar nos últimos anos.

PROBLEMA DE CAMPO

SERÁ RESOLVIDO

Qual é a ideia de fundo de iniciar com os treinos em Dezembro, não em Janeiro, como outras equipas?

A experiência me diz que quando uma equipa perde muitos jogadores há necessidade de observar os que vão entrar com muita antecedência. Era importante fazermos este trabalho antes das festas do natal e do fim do ano. Normalmente as competições iniciam em Fevereiro e se não fizéssemos esse trabalho agora estaríamos a perder muito tempo e entraríamos em atraso relativamente aos nossos adversários. Portanto, o nosso objectivo é iniciar a época em pé de igualdade com aqueles que já definiram seus plantéis.

Recentemente o Desportivo teve problemas de campo para treinos e jogos. Como será próximo ano?

Neste primeiro trabalho de triagem tivemos a colaboração da Liga Desportiva de Maputo, a quem agradeço imenso, que nos cedeu o seu campo e estamos a trabalhar sem sobressaltos. Os nossos dirigentes estão a trabalhar afincadamente para o Desportivo se instalar num campo próprio para a realização de treinos e jogos. Estou confiante que isso vai acontecer, como sucedeu agora para este trabalho de captação.

Com este seu regresso estão também asseguradas as picardias que nos habituou?

O que posso dizer é que sou igual a mim próprio e não vou mudar a minha forma de estar no futebol. Vou respeitar os árbitros, meus colegas treinadores, atletas, adeptos e jornalistas sem criar quaisquer polémicas que possam perigar o desenvolvimento do futebol. Pelo contrário, serei mais um contribuinte para o nosso futebol dar outros saltos e atingir altos patamares.

Que relação espera estabelecer com a exigente massa associativa “alvi-negra”?

Espero um sentimento dum filho pródigo que regressa a casa, onde num passado recente foi muito acarinhado. Espero receber deles esse carinho nos bons e maus momentos, porque quando ganhamos, ganhamos todos e quando perdemos idem. Aliás, o lema do Desportivo é um por todos, todos por um…

Custódio Mugabe
custódio.mugabe@yahoo.com.br

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana