. A iniciativa é do empresário Shafee Sidat
Vinte e dois distritos, dois em cada província, vão ser palco de realização de Corridas pela Paz, uma iniciativa do empresário Shafee Sidat, actualmente presidente da Federação Moçambicana de Atletismo, em parceria com a operadora de telefonia móvel mcel.
Com o projecto, iniciado ano passado na vila de Morrumbala , província da Zambézia, com escala em Gondola, província de Manica, e Homoíne, província de Inhambane, pretende-se, através do desporto, apelar ao calar das armas e fim da instabilidade politico-militar que se vive no país.
Nos últimos tempos, multiplicaram-se no país manifestações de apelo ao diálogo para a solução dos problemas que levam o país ao conflito armado. É neste âmbito que o empresário Shafee Sidat mobilizou recursos financeiros e técnicos para, através de corridas populares, exortar os moçambicanos ao trabalho, apostando no diálogo permanente para ultrapassar todas diferenças.
Cada corrida é alvo de registo em fotos e vídeos para posterioridade, assim como os tempos para estabelecimento de recordes.
A premiação é monetária, acompanhada de material escolar e desportivo como forma de catalizar os mais velhos e os mais novos à pratica desportiva por causas justas.
Nós amantes da paz, desportistas, buscamos o atletismo como a nossa arma para a solução de todo tipo de problemas no nosso país. Assim sendo, o país inteiro é chamado a correr pela paz, de província a província, distrito em distrito, localidade a localidade, manifestou de Shafee Sidat.