Os tenistas Jossefa Simão e Feliciano dos Santos disputam hoje, a partir das 10 horas, nos “courts” do Jardim Tunduru, a final do Campeonato do Clube de Ténis de Maputo em singulares homens. Os finalistas venceram ontem nas meias-finais Jonas Alberto e Bruno Figueiredo, respectivamente.
Ambos tiveram um percurso demolidor e não deram hipóteses aos adversários. Jossefa Simão afastou sucessivamente Danúbio Madalena pelos parciais 6/3 e 6/1; Osvaldo Mbuvane (6/1 e 6/2), Bruno Nhavene (6/1 e 6/4) e Jonas Alberto (6/3 e 7/5).
Feliciano dos Santos bateu António Bulha (6/3 e 6/2), Frank Fungat (6/0 e 6/1), Hélder Simão (6/0 e 6/3) e Bruno Figueiredo (6/4 e 6/2).
Os dois finalistas manifestaram ao domingo optimismo em relação ao desfecho da final. Feliciano dos Santos referiu que apesar de ter estado afastado dos campos por dois anos devido a compromissos profissionais, surpreendeu muita gente e vai encarar a final para ganhar.
– Tive um percurso divertido e alcancei as minhas expectativas. Realizei seis jogos de treino muito competitivos. Não joguei com muita responsabilidade e contou o conhecimento que tenho dos adversários que encarei. Sei que vou enfrentar um adversário rodado e com experiência, mas estou certo que haverá muita disputa e troca de bola. Espero continuar a surpreender, apesar do adversário ser de grande nível.
Por sua vez, Jossefa Simão perspectiva uma partida complicada e que vai exigir muita concentração, considerando o potencial do seu oponente.
– Já conheço o adversário e sei que a final vai exigir de mim muita concentração. A superação mental será fundamental neste jogo.
Referir que em singulares senhoras a vencedora foi Omar Fernandes, que derrotou na final Cláudia Sumaia por 6/0 e 6/1.
O campeonato do clube que hoje termina movimentou diferentes categorias, desde atletas de ambos sexos dos cinco anos aos veteranos, em singulares, pares e pares mistos.