Início » Campeão renova-se para atacar títulos

Campeão renova-se para atacar títulos

Por admin

O Ferroviário de Maputo inicia a época 2016 com meta de atingir a fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos e renovar o título de campeão nacional. No míster Carlos Manuel “Caló” e seus pupilos, existe ainda a vontade de atacar a Taça de Moçambique e a Taça da Liga BNI.

Para tal, os “locomotivas” já se preparam no Estádio da Machava, cumprindo sessões diárias intercaladas com exames médicos.

Como era de esperar, o clube não perdeu qualquer jogador da época passada que o pretendesse para o novo ano. Vale isso dizer que os defesas Barrigana, Vasil e Gabito e o médio Dangalira foram dispensados. Mais três atletas deverão deixar o clube brevemente, dependendo da confirmação de novas contratações.

Contratações confirmadas são dos médios Carlitos e Mystyle (ex-Desportivo), Gito (ex-Desportivo de Nacala), do guarda-redes César Machava (ex-Costa do Sol), do avançado Crescêncio (ex-Académica), e dos defesas Bily, Elísio e Mambucho (ex-Ferroviário da Beira).

Caló pretende ainda reforçar o sector ofensivo para manter o Ferroviário a equipa mais concretizadora do país, tal como sucedeu ano passado.

Os “locomotivas” tem cerca de cinco semanas para preparar o confronto da pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos diante do Mochudi Chiefs, do Botwsana, actual terceiro classificado do campeonato daquele país vizinho.

 

NOVAS CARAS NA LIGA

A Liga Desportiva de Maputo apresenta-se renovada e com ganas de atacar o título nacional perdido época passada para o Ferroviário de Maputo. Detentores da Taca de Moçambique, os pupilos de Dário Monteiro vao representar Moçambique na Taca CAF em Marco próximo, devendo enfrentar o vencedor da eliminatória entre o Sagrada Esperança de Angola e o Ajax Cape Town da África do Sul.

A Liga está isenta da pré-eliminatória da Taça CAF, devendo realizar o primeiro jogo da época em Fevereiro próximo frente ao Ferroviário de Maputo, a contar para a Supertaça.

Mais um ano, os “muçulmanos” contrataram jogadores dos concorrentes directos ao título. Do Costa do Sol contrataram Ussama, Elias e Daínho, e do Ferroviário da Beira o goleador Mário.

Regressam ao clube vários atletas emprestados, nomeadamente os defesas Norberto e Beto, que representaram o Ferroviário de Nacala e 1.º de Maio de Quelimane, respectivamente. Daúdo e Elias I tentam convencer Dário Monteiro, depois de cumprir épocas de empréstimo nos Ferroviários de Nampula e de Nacala.

As quatro vagas de atletas juniores estabelecidos pelo Regulamento de Competições da Liga Moçambicana de Futebol, deverão ser preenchidas por Arlindo (guarda-redes), Fito (defesa), Yuran, Yude, Dudu e Ciganinho (médios). 

O clube manteve a espinha dorsal do ano transacto formada pelos atletas Joaquim, Milagre e Leandro (Guarda-redes), Kito, Gildo, Chico, Eusébio, Bhéu, Christian e Edson (Defesas); Momed Hagi, Zé Luís, Liberty, Andro, Telinho, Osvaldo e Nando (Médios); Zicco e Sonito (avançados).

Dário Monteiro é coadjuvado por Ali Hassan.

 

DESPORTIVO FINALIZA TRIAGEM

O treinador Uzaras Mohomed vai definir esta semana o plantel principal do Desportivo, depois de na quinta e sexta-feiras ter observado mais de 60 jogadores no campo da Académica.

A observação, iniciada no passado mês de Dezembro, consistiu na realização de várias partidas entre os concorrentes a representar o clube, sabido que perdeu metade da sua estrutura da época transacta.

Entre os concorrentes pontificam jovens que representaram emblemas como Incomáti, Estrela Vermelha, Mahafil, Ferroviário de Maputo, entre outras equipas. Vlinga, dispensado pelo HCB, é um dos concorrentes.

O técnico Uzaras Mohomed promete apresentar uma equipa aguerrida que jogue à Desportivo. Saíram jogadores como Lanito, Lalá, Carlitos, Sidique, Wilson e Mystyle. Henriques é o nome do destaque dos que permanecem.

Os jogadores do Maxaquene apresentam-se esta semana aos treinos, depois da realização, semana passada, de exames médicos no Hospital Central de Maputo.

 

LANITO E WILSON NO HCB SOARITO NA BEIRA

O goleador Lanito e o guarda-redes Wilson trocaram o Desportivo pelo HCB do Songo. Os dois atletas já trabalharam com o técnico Artur Semedo, daí acreditar-se que são pedras para utilizar ao longo da época.

Wilson terá a concorrência do internacional malawiano Charles Swin e o jovem Gugu.  

O Ferroviário da Beira iniciou a época quarta-feira passada apresentando três caras novas provenientes da Zâmbia, terra do treinador principal, Wedson Nyierenda, este ano coadjuvado por Valy Ramadane.

Os três estrangeiros são Kanyembe, Sankara e Thomas Nyirenda. Todos jogavam no Zesco United, anterior clube do técnico zambiano contratado a meio da época passada, depois duma passagem inglória pelo HCB do Songo.

Outros reforços são o guarda-redes Soarito e o médio M’fiki (ex-Costa do Sol), Hagi e Belito (ex-Liga), Nelson e Marcos (ex-1.º de Maio de Quelimane) e Moniz (ex-Maxaquene).

Os “locomotivas” perderam este ano Mário para a Liga Desportiva de Maputo e Reinildo para o Benfica de Portugal.

Entretanto, os dois emblemas de Nacala, Ferroviário e Desportivo, iniciam os trabalhos da época esta semana. Primeiro os “locomotivas” agora treinados por Nacir Armando, depois, a partir de sexta-feira, o conjunto orientado por Antero Cambaco. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana