Início » BOXE: Vice-campeã mundial e medalha de bronze esperadas amanhã

BOXE: Vice-campeã mundial e medalha de bronze esperadas amanhã

Por Idnórcio Muchanga

As pugilistas internacionais moçambicanas Alcinda Panguana, vice-campeã mundial, e Rady Gramane, que conquistou o bronze no campeonato do mundo que decorreu de 8 a 20 deste mês em Istambul, na Turquia, regressam amanhã a Maputo.

Espera-se uma enorme romaria ao Aeroporto de Mavalane nas primeiras horas de amanhã (a comitiva moçambicana chega por volta das 09.30 horas) para a recepção das pugilistas, depois dos feitos inéditos em Istambul.

Alcinda, que alcançou a final do “Mundial” na categoria de 66-70 kg, volta ao país com uma medalha de prata e um prémio monetário de 50 mil dólares, enquanto a compatriota Rady Gramane ganhou bronze e um encaixe de 25 mil dólares. É um feito heróico e histórico do boxe nacional, com o nosso país a tornar-se na primeira nação da África subsahariana a conquistar medalhas num “Mundial” feminino.

Em Istambul, as pugilistas moçambicanas, treinadas por Lucas Sinóia, travaram quatro combates cada, vencendo três e perdendo apenas um. Alcinda só perdeu na final frente à irlandesa Lisa O´Rourke, enquanto Rady ficou nas meias-finais depois de uma intensa batalha com a canadiana Tammara Thibeault.

As vitórias de Alcinda Panguana foram frente a Brianda Tamara Cruz, do México (oitavos-de-final), a segunda com a britânica de origem camaronesa Cindy Ngamba (quartos) e a terceira (meias-finais) diante de Valentina Khalzova, do Cazaquistão.

Os feitos de Alcinda na Turquia confirmam a sua ascensão no plano internacional, depois de ter falhado medalhas nos Jogos Olímpicos-2020, onde teve boas prestações, e no Torneio Internacional de Budapeste. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana