Início » Benfica de Quelimane aposta na formação

Benfica de Quelimane aposta na formação

Por admin

O Benfica de Quelimane, um dos históricos clubes da Zambézia, entra para a presente época futebolística virado para a formação, com um projecto de médio e longo prazo, 

o qual, capitaliza os escalões das escolas, iniciados, juvenis e juniores.

Para que esse projecto caminhe saudavelmente, a direcção do clube, encabeçada por René Trindade, fez a melhor escolha possível, trazendo para as suas hostes o treinador Vasco Nurmamad (Vasquinho), que o ano passado se beneficiou de uma formação de alto nível na Alemanha, onde veio com o diploma de License B Europe, pronto para treinar equipas como do “Moçambola” e até a própria Selecção Nacional.

Vasquinho, na qualidade de treinador da equipa principal dos “encarnados” de Quelimane, composta por jogadores até 23 anos de idade, vai coordenar todas as actividades dos escalões de formação.

“É verdade. Vou coordenar as actividades dos escalões de formação do Benfica de Quelimane, clube que me convidou para ser treinador principal, com a missão de este colocar a equipa entre as três primeiras no campeonato provincial sénior e no próximo ano atacar o Moçambola”, referiu Vasco Nurmamad, irmão do campeão nacional de basquetebol sénior de 2012 pelo Ferroviário da Beira, Ismael Nurmamad.

A tarefa de revolucionar o futebol no Benfica de Quelimane não será fácil para Vasquinho, ele que é licenciado em psicologia pela Universidade Pedagógica e é professor DN1 na Escola Secundária Aeroporto Expansão. Mas pelo que já fez ao nível provincial há que esperar muito por ele.

Em 2009 foi vencedor da Taça de Moçambique ao nível da província da Zambézia e campeão provincial júnior; 2010 vice-campeão provincial sénior pelo Vila Pita; 2011 campeão provincial sénior pelo Vila Pita e medalha de bronze do da Copa Coca-Cola pela Escola Secundária Aeroporto Expansão.

O Benfica de Quelimane é um clube que sobrevive do arrendamento de parte das suas instalações onde funcionam lojas, cine clube o pavilhão polivalente, precisando de apoios para a efectivação das suas ambições.

No concernente ao Campeonato Provincial de Futebol da Zambézia, novidade é o regresso do Futebol Clube de Morrumbala, que por dificuldades financeiras e organizacionais se havia retirado.

E há informações de que o campo de futebol de Morrumbala já se beneficiou de vedação e melhoria do piso, o que vai permitir a realização de bons espectáculos de futebol e receitas de bilheteira.

No total, deverão participar no “provincial” da Zambézia 13 clubes, nomeadamente Califórnia FC, Sporting Clube de Quelimane e Clube 3 de Fevereiro (já inscritos), FC Morrumbala, Mocuba FC, Ferroviário de Mocuba, Ferroviário de Quelimane, Palmeiras FC, Sport Quelimane e Benfica, Gumula FC, Grupo Desportivo e Recreativo Vila Pita. O Torrone já manifestou interesse de participar na prova, mas para tal deverá legalizar-se e apresentar um elenco directivo credível.

À partida, a cidade de Quelimane só se vai dispor de um campo de jogos, o de Sporting, já que o do Ferroviário vai beneficiar de obras de colocação de relva sintética que deverão começar em Fevereiro, que poderão durar até Maio do corrente ano.  

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana