Início » Atletas buscam medalhas

Atletas buscam medalhas

Por admin

Atletas das onze delegações participantes no XII Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares em disputa desde a tarde de ontem na Cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, manifestam-se confiantes em conquistar medalhas e terminarem as competições no pódio.

Sob o lema “Estudantes Solidários e Proactivos”, a nação desportiva escolar está reunida desde ontem na capital provincial de Cabo Delgado. Os atletas afirmam que estão bem alojados e a alimentação é condigna, portanto, há ambiente para criar novas amizades e consolidar a Unidade Nacional.

No quadro das competições, há quem já canta vitória mesmo antes de entrar no campo ou na pista, tudo porque na província de origem a preparação foi dura e até duradoira. Próximo domingo, quando terminarem os torneios das oito modalidades, será conhecido o sucessor da Cidade de Maputo no trono do desporto escolar, título conquistado em Tete, há dois anos.

O festival envolve as modalidades futebol, andebol, atletismo, basquetebol, ginástica, voleibol, xadrez e jogos tradicionais, todas em ambos sexos. O ténis está presente a título demonstrativo.

Como era de esperar, Pemba engalanou-se para receber Moçambique. Quem chega ao aeroporto nota que há por aqui qualquer coisa. Aliás, se não se precipitar, logo será confrontado com dísticos e cartazes a lhe desejarem boas vindas a capital dos Jogos Escolares.

Nas principais ruas e avenidas idem. Em restaurantes, barracas e bancos nota-se gente visitante, porque, por estes dias, a cidade tem cerca de dois mil habitantes a mais.

Entretanto, o ensaio final para a abertura do evento, inicialmente programado para a tarde de sexta-feira, só teve lugar na manhã de ontem. Na 12ª edição, ainda acontecem imprevistos. Dizem que ninguém é perfeito.

Espero vitórias

– Sara Tissa, Niassa

Sara Tissa, 15 anos, representa a selecção de voleibol do Niassa. Respira confiança e diz mesmo que desta vez Niassa vai conquistar o primeiro lugar.

Tal como referiu, toda equipa esforçou-se muito nos treinos com o propósito de ganhar o torneio de voleibol.

Esperamos ganhar medalhas. A preparação foi muito boa e aqui em Pemba não temos razões de queixas. Duvido que outras selecções se tenham preparado como nós. Estamos fortes, treinamos muito. Prometemos vitórias.

Muito treino

pouco descanso

Lamine Bert (Zambézia)

“Muito treino e pouco descanso” foi o lema da preparação da selecção de basquetebol da Zambézia, segundo nos revela Lamine Bert, 16 anos.

Por isso, o jogador espera terminar o torneio em primeiro lugar, apesar do respeito que tem por todos adversários, sobretudo a Cidade de Maputo, campeã em título.

Desta vez treinamos muito e tivemos pouco descanso. Espero que os adversários não sejam agressivos e fora do campo vou estabelecer amizades com atletas doutras províncias.

Referiu ainda que a alimentação e o alojamento melhoraram significativamente em relação ao dia da chegada, quinta-feira passada, apesar de persistir o incumprimento do horário das refeições.

Gaza e Sofala preocupam-me

– Maria Isabel, Tete

Maria Isabel, capitã da selecção de andebol de Tete, augura um bom desempenho da sua equipa. Sustenta que a preparação foi boa e o moral da equipa é alto.

Espero que Tete termine em primeiro lugar no andebol e outras modalidades. Treinamos bastante e tenho certeza que vamos ganhar. Só estou preocupada com Gaza e Sofala, que tem boas equipas.

A atleta referiu que o evento está bem organizado e a alimentação tem sido perfeita. “Fomos bem recebidos e a população de Pemba está em festa”, acentuou.

Custódio Mugabe
custódio.mugabe@yahoo.com.br

 

 

 

 

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana