Início » ELEIÇÕES NA AFCM: Amílcar Jussub e Filipe Budula candidatos a dirigir futebol de Maputo

ELEIÇÕES NA AFCM: Amílcar Jussub e Filipe Budula candidatos a dirigir futebol de Maputo

Por admin

Amílcar Jussub está bem colocado para ser eleito novo presidente da Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM), cujo escrutínio está agendado para a próxima quarta-feira, dia 21 de Dezembro corrente, na sede da Federação Moçambicana de Futebol. O actual presidente, Filipe Budula, também vai entrar na corrida.

A assembleia geral para a eleição da nova direcção da AFCM vai acontecer depois de vários clubes da capital do país denunciarem uma alegada má gestão do actual elenco encabeçado por Filipe Budula.

Nos últimos dias, os candidatos desdobraram-se em contactos junto dos clubes para namorar o voto, sendo esta semana decisiva nesse propósito. O voto dos clubes com infra-estruturas – campos de futebol – tem mais pontos.

O regulamento eleitoral determina que os candidatos devem usar fair play durante a campanha, sem quaisquer formas de intimidação. Tratando-se de voto secreto, cada clube deve acautelar a não divulgação do seu sentido de voto por forma a garantir a transparência e justeza das eleições.

Na última sexta-feira, os dois candidatos formalizaram as suas candidaturas. Primeiro foi Amílcar Jussub, e, já fora do horário normal da função pública, depois das 15.30 horas, os mandatários de Filipe Budula submeteram os seus documentos e foram detectadas irregularidades (ver caixa).

JUSSUB “BEM ACOMPANHADO”

O candidato Amílcar Jussub sente-se “bem acompanhado” para destronar Filipe Budula, tendo submetido a sua candidatura na última sexta-feira, com apoio presencial dos clubes de Desportos da Maxaquene e Académica.

Aliás, afirmou momentos após o acto que foram os clubes que o “empurraram” para esta empreitada, informados das suas capacidades de gestor desportivo. Ele dirigiu no passado o departamento de formação de jogadores no extinto Clube Atlético Muçulmano e posteriormente fundou o Clube Atlético de Moçambique, que compete nos escalões de infantis, iniciados, juvenis e juniores, tendo introduzido esta época a modalidade de basquetebol.

Jussub foi também agente-FIFA e renunciou aos cargos que ocupava para concorrer à presidência da AFCM, onde espera “mudar muitas coisas para o melhor”.

Entende que o principal constrangimento do futebol da cidade de Maputo é organizacional, pelo que é urgente alterar os métodos de trabalho, sobretudo na correspondência com os clubes e inscrição dos atletas.

Devemos introduzir métodos modernos de gestão e correspondência com os clubes. Pretendemos introduzir um sistema de inscrição dos jogadores que não permita a falsificação de identidade e idades dos jogadores, porque este fenómeno prejudica o atleta e os clubes que perdem muito dinheiro na compra e venda dos passes dos atletas”, explicou.

Afirma conhecer “por dentro” a associação, por ser patrocinador exclusivo da Taça João Albasini. Insiste que “estou aqui como candidato a mando dos clubes, por isso, o que vou fazer quando eleito será o que os clubes decidirem”.

Posso prometer muito empenho, dedicação e transparência, porque o que o meu elenco pretende é o desenvolvimento do futebol na cidade de Maputo. Uma gestão transparente vai atrair vários agentes do futebol para participarem no seu progresso.

Relativamente ao escalão sénior, Jussub garante trabalhar com os vários agentes para encontrar soluções de elevar a competitividade do campeonato da cidade, que perdeu brio a partir da redução do número dos clubes participantes.

Este ano, o Campeonato da Cidade de Maputo movimentou apenas cinco clubes e já existem indícios da desistência do Clube Nacional para a próxima temporada. “Uma das ideias que temos é fazermos intercâmbios regulares com os clubes da província de Maputo, cujos campos estão próximos de nós e os custos serão baixos para os nossos associados”.

Devolvido expediente de Budula

A candidatura de Filipe Budula ainda não é oficial, uma vez que a Secretaria da Associação de Futebol da Cidade de Maputo devolveu o seu expediente após detectar algumas irregularidades.

A maior prende-se com o facto de não ter apresentado qualquer carta do clube que suporta a candidatura de sua lista. Apesar de estar a recandidatar-se para novo mandato, Filipe Budula está a experimentar dificuldades para encontrar clubes que o apoiem.

Vários clubes da capital do país estão descontentes com Budula, sobretudo depois de confiar ao seu próprio filho a pasta de Administração e Finanças e gerir os recursos da associação sem a devida prestação de contas aos associados.

 

 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana